sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Regressão

Regressão (Mindscape ou Anna, Espanha / EUA / Inglaterra / França, 2013) – Nota 7
Direção – Jorge Dorado
Elenco – Mark Strong, Taissa Farmiga, Brian Cox, Saskia Reeves, Richard Dillane, Indira Varma, Alberto Ammann, Noah Taylor.

Num futuro próximo, uma empresa desenvolveu uma máquina que utiliza sensitivos para acessarem as memórias de pessoas comuns. Os resultados das “viagens” na memória servem até mesmo para elucidar crimes. 

Um destes detetives da memória é John Washington (Mark Strong), que volta ao trabalho algum tempo após perder a esposa. Ele recebe a missão de fazer a adolescente Anna (Taissa Farmiga) interromper uma espécie de greve de fome. 

A garota é filha de milionários e tem um QI extremamente elevado, porém se envolveu em diversos problemas. Conforme John se aprofunda no caso, surge a dúvida se as memórias da garota são verdadeiras ou se ela está manipulando suas lembranças. 

A premissa é muito interessante. Por mais que tentar descobrir o gatilho para traumas através do passado seja algo comum na psicologia e psicanálise, a chance das lembranças pessoais serem distorcidas é enorme. 

As pessoas tendem a lembrar de algum fato importante de sua vida de acordo com o tipo de sentimento que ele traz, ou seja, muitas vezes amplificando o que realmente aconteceu. As sessões mostradas no filme seguem este caminho. 

Por outro lado, mesmo com a dúvida sobre quem está dizendo verdade, o roteiro se mostra previsível e até um pouco apressado e confuso no final. 

É um filme que vale a sessão pela interessante ideia e pelo clima de suspense que se mantém por boa parte da história.  

4 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei bastante tb. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2015/09/mindscape.html

Hugo disse...

Pedrita - O roteiro tem algumas falhas, mas no geral é um bom filme.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Não é meu estilo de filme.

Hugo disse...

Liliane - O filme é mais voltado para ficção.