quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Desafio no Gelo & Estrada Para Glória


Desafio no Gelo (Miracle, Canadá / EUA, 2004) – Nota 7,5
Direção – Gavin O’Connor
Elenco – Kurt Russell, Patricia Clarkson, Noah Emmerich, Sean McCann, Kenneth Welsh, Eddie Cahill, Patrick O’Brian Demsey, Michael Mantenuto, Nathan West, Kenneth Mitchell, Eric Peter Kaiser.

Em 1979, Herb Brooks (Kurt Russell) é escolhido para treinar a seleção americana de hóquei no gelo que no início de 1980 disputaria a Olimpíada de Inverno em Lake Placid, Nova York. Na época, era proibido que jogadores profissionais disputassem a Olimpíada, o que obrigava os americanos a montarem uma seleção com atletas universitários. 

Por outro lado, comunistas alegavam que os esportes em seus países não eram profissionais e por este motivo convocavam seus melhores atletas para disputar a competição. Neste contexto, a então União Soviética era praticamente imbatível no hóquei no gelo. 

Tratado com desprezo até mesmo pelo comitê olímpico americano, o obcecado Herb Brooks enfrenta o desafio de tentar vencer os soviéticos. Extremamente exigente nos treinamentos, Brooks precisa também ganhar a confiança dos jovens jogadores. 

Baseado numa belíssima história real, este longa relata um daqueles milagres que de tempos em tempos acontece no esporte. A dura jornada em busca da vitória é detalhada nas discussões, nas contusões e nas eletrizantes sequências dos jogos, principalmente a partida contra os soviéticos que é retratada por quase trinta minutos. Mesmo com as cenas de jogos cansando um pouco, não se pode negar que elas são emocionantes. 

É um filme competente na proposta de emocionar ao retratar um feito fora do comum. 

Estrada Para Glória (Glory Road, EUA, 2006) – Nota 7
Direção – James Gartner
Elenco – Josh Lucas, Derek Luke, Austin Nichols, Jon Voight, Evan Jones, Schin A.S. Kerr, Sam Jones III, Alphonso McAuley, Mehcad Brooks, Damaine Radcliff, Al Shearer, Emily Deschanel, Red West.

Em 1966, o então treinador de uma equipe feminina de basquete Don Haskins (Josh Lucas), recebe uma proposta para treinar a equipe masculina da universidade de Western Texas. Pela falta de tradição da universidade no esporte e com poucos atletas, Haskins decide enfrentar o preconceito da região e oferece bolsas de estudo para sete jogadores negros. 

A princípio tratados com desprezo pelos adversários e torcedores rivais, a cada nova vitória a equipe mostra seu valor, até conseguir um feito inédito que abriu caminho para os jogadores negros se tornarem os protagonistas do basquete americano. 

Baseado em uma surpreendente história real, o longa segue a fórmula dos filmes sobre esporte. Acompanhamos a montagem do time, os conflitos entre os jogadores e com o próprio técnico e por fim a superação. O roteiro não se aprofunda em algumas situações mais polêmicas, seguindo uma narrativa linear e até previsível. O filme ganha pontos pelas boas cenas das partidas e pela emoção do clímax. 

É um filme correto, que vale como registro de uma sensacional história real.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Histórias reais sempre me interessa.
O Desafio do gelo, acho que já vi na TV faz. Será?

Hugo disse...

Liliane - Desafio no Gelo com certeza já passou na tv.