terça-feira, 21 de novembro de 2017

Centurião & A Legião Perdida


Centurião (Centurion, Inglaterra / França / EUA, 2010) – Nota 7
Direção – Neil Marshall
Elenco – Michael Fassbender, Dominic West, Olga Kurylenko, Imogen Poots, Liam Cunnigham, David Morrissey, Ulrich Thomsen. JJ Feild, Paul Freeman, Noel Clarke, Riz Ahmed.

No ano 117 D.C., o centurião Quintus Dias (Michael Fassbender) consegue escapar de uma tribo selvagem no norte da Bretanha após seu batalhão ser dizimido. Ele termina salvo pelo Nona Legião comandada pelo general Virilus (Dominic West), que tem a missão de enfrentar os selvagens para montar uma colônia romana na região. Desconhecendo o perigoso e inóspito território, a Nona Legião se torna alvo dos selvagens. Os poucos soldados que sobrevivem ao ataque tentam fugir a todo custo. 

O roteiro escrito pelo diretor Neil Marshall utiliza como ponto de partida a história real da Nona Legião romana que desapareceu sem deixar vestígios numa região montanhosa que hoje pertence a Escócia. O mistério do desaparecimento da legião deu espaço para inúmeras teses sobre o que realmente aconteceu, porém prova alguma foi encontrada até hoje. 

O roteiro não apresenta grandes surpresas, seguindo o estilo dos filmes de ação, como muita violência, batalhas bem filmadas e sangue jorrando aos montes. As belas paisagens naturais da região são um dos pontos alto do longa. É um filme que agrada quem curte o estilo, porém para quem tiver curiosidade, procure o assustador e claustrofóbico “Abismo do Medo”, o melhor trabalho do diretor Neil Marshall até o momento.

A Legião Perdida (The Eagle, Inglaterra / EUA, 2011) – Nota 6
Direção – Kevin Macdonald
Elenco – Channing Tatum, Jamie Bell, Donald Sutherland, Mark Strong, Tahar Rahim, Ned Dennehy, Denis O’Hare.

Vinte anos após a Nona Legião Romana desaparecer no norte da Bretanha e perder a águia dourada símbolo do império, o oficial Marcus (Channing Tatum) é enviado por Roma para liderar o exército na região. Marcus é filho do comandante da legião desaparecida. Ele acredita que poderá descobrir o que aconteceu com o pai. Após uma terrível batalha, Marcus é ferido e em seguida dispensado do exército por sua bravura. O destino faz com que ele se alie ao escravo Esca (Jamie Bell) e juntos encarem a jornada de tentar encontrar a águia perdida. 

Baseado em um romance de Rosemary Sutcliff, que por sua vez utilizou como inspiração o mistério do desaparecimento da Nona Legião, este longa resulta em um novelão repleto de clichês, principalmente na segunda metade da trama. 

A forma como o oficial romano e o escravo enfrentam o perigo na parte final é totalmente inverossímil, com soluções fáceis demais. Uma cena forte com uma criança que surge do nada também é uma exemplo das falhas do roteiro. Fica como ponto positivo a primeira parte, até a sequência da batalha no forte. O restante do filme é descartável.

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Não vi nenhum dos dois e com a lista a ver, acho que vai ficar pra bem depois mesmo. Gosto da temática, mas já temos ótimos exemplares na história, a sensação é de repetição cada vez maior.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Até que "Centurião" é divertido.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Gosto de filmes de história porque é uma oportunidade de lembrar o que já estudei ou o que faltou estudar.
As vezes acho absurdo imaginar que já foi assim.

Hugo disse...

Liliane - É estranho imaginar que existiu um mundo completamente diferente do nosso. Foram épocas em que as mudanças eram muito lentas.