quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Graduação

Graduação (Bacalaureat, Romênia / França / Bélgica, 2016) – Nota 7,5
Direção – Cristian Mungiu
Elenco – Adrian Titieni, Maria Dragus, Lia Bugnar, Malina Manovici, Vlad Ivanov, Rares Andrici.

Em uma cidade do interior da Romênia, o médico Romeo (Adrian Titieni) está ansioso pelos exames finais de sua filha Eliza (Maria Dragus) no colégio. Ela precisa de notas altas para garantir uma bolsa de estudos em uma universidade em Londres. 

Um dia antes dos exames começarem, Romeo deixa a filha a um quarteirão do colégio, sem imaginar que a garota seria atacada por um estuprador. O crime transforma a aparente vida comum de Romeo em um inferno, desencadeando diversos problemas que podem destruir sua família. 

O diretor e roteirista Cristian Mungiu é especialista em longas que criticam a sociedade romena, país que ainda sofre com os vícios deixados pelo terrível regime comunista. O sonho do protagonista em ver sua filha tendo uma vida melhor do que ele e sua esposa o leva a tomar decisões precipitadas e de caráter duvidoso. 

O roteiro mostra também como a corrupção é algo enraizado na sociedade na romena. Pequenos favores são vistos como normais, mesmo prejudicando terceiros, situações que lembram muito o Brasil. 

Seguindo a linha de alguns diretores europeus, Mungiu não utiliza trilha sonora, filma muitas sequências na rua e explora uma narrativa crua, muito próximo da vida real de pessoas comuns. 

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Não achei tão marcante como "4 dias, 3 semanas e 2 dias" e "Além das Montanhas", mas também é extremamente realista e muito parecido com o que acontece aqui no Brasil. Vale muito a pena!

Hugo disse...

Marília - Eu assisti e também considero superior o pesado "4 meses, 3 semanas e 2 dias".

Ainda não conferir "Além das Montanhas".

Abraço