segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Correspondente Estrangeiro & Trama Macabra


Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent, EUA, 1940) – Nota 7
Direção – Alfred Hitchcock
Elenco – Joel McCrea, Laraine Day, Herbert Marshall, George Sanders, Albert Bassermann, Edmund Gwen, Robert Benchley.

Pouco tempo antes do início da Segunda Guerra Mundial em 1939, um famoso jornal americano envia o repórter John Jones (Joel McCrea) para a Europa em busca de notícias sobre a situação. Passando por Londres e Amsterdam, Jones se envolve com um político (Herbert Marshall) que comanda um Partido Pacifista, com a bela filha do sujeito (Laraine Day) e ainda participa da investigação de uma conspiração que tem como alvo um político holandês (Albert Bassemann). 

Apesar de ter sido indicado a seis prêmios Oscar, inclusive o de melhor filme, este trabalho de Alfred Hithcock apresenta uma trama confusa e um pouco sem sentido em relação a guerra. O motivo da conspiração não convence. O filme ganha pontos por algumas sequências criativas, como a perseguição em meio a várias pessoas com guarda-chuvas, a cena na torre de Londres e principalmente a parte final que envolve um avião. 

Não colocaria este longa entre os melhores do diretor.

Trama Macabra (Family Plot, EUA, 1976) – Nota 7
Direção – Alfred Hitchcock
Elenco – Bruce Dern, Barbara Harris, Karen Black, William Devane, Ed Lauter, Cathleen Nesbitt, Katherine Helmond.

Blanche (Barbara Harris) é uma falsa vidente que durante uma sessão com uma senhora rica, recebe uma proposta de dez mil dólares para encontrar o sobrinho da mulher que foi dado para adoção há quarenta anos. Gananciosa, ela e o namorado George (Bruce Dern) iniciam uma investigação para encontrar o paradeiro do sujeito. As pistas levam os picaretas a cruzar o caminho de um casal de sequestradores (William Devane e Karen Black). 

Este longa que mistura suspense, policial e pitadas de humor negro foi o último trabalho do grande Alfred Hitchcock. Mesmo sendo previsível, a trama prende a atenção, principalmente nas sequências em que o curioso personagem de Bruce Dern investiga o sumiço do sobrinho da milionária. Por sinal, o ator é o melhor do elenco. Barbara Harris como a vidente e o William Devane como o sequestrador estão caricatos. 

O resultado é um filme apenas mediano.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Conheço pouca coisa de Hitchcock (Psicose, Vertigem, Um corpo que cai, Os pássaros) e sempre muito atenta para entender a trama.
Acho que ele foi um mestre do suspense, nesse filmes que lembro.

Hugo disse...

Liliane - Estes filmes que você citou estão entre os melhores do diretor.