segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Doidão

Doidão (The Wackness, Inglaterra / EUA, 2008) – Nota 7
Direção – Jonathan Levine
Elenco – Josh Peck, Ben Kingsley, Famke Janssen, Olivia Thirlby, Mary Kate Olsen, Jane Adams, Method Man, Aaron Yoo, Talia Balsam, David Wohl.

Nova York, verão de 1994. O jovem Luke Shapiro (Josh Peck) ganha a vida traficando drogas escondidas em um carrinho de sorvete, enquanto espera o início das aulas na universidade. 

Solitário, Luke tem como único amigo o psiquiatra Dr. Squires (Ben Kingsley). De paciente, Luke se transformou em fornecedor de drogas e amigo do maluco Squires, que vive um casamento falido (Famke Janssen é a esposa) e que sonha em reviver os tempos de juventude. 

Luke também sofre com a dificuldade financeira dos pais e pela atração que sente por Stephanie (Olivia Thirlby), que é enteada de Squires. 

Não se deixe enganar pelo título nacional que lembra uma comédia rasgada, na verdade o longa é um drama independente sobre amizade, juventude e frustrações, com pitadas de humor a cargo do inusitado personagem de Ben Kingsley. 

É muito interessante a relação entre o jovem traficante e o psiquiatra. Enquanto o primeiro acredita estar deprimido, o segundo diz que a o remédio para se sentir bem é viver da melhor forma possível, ou seja, de um lado temos um jovem que sofre por não ter vivido e do outro um homem de meia-idade que sabe que seus melhores anos de vida não voltarão. 

É um filme bem mais profundo do que aparenta, com destaque para a atuação da dupla principal.

Nenhum comentário: