quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O Dono do Jogo

O Dono do Jogo (Pawn Sacrifice, EUA / Canadá, 2014) – Nota 7
Direção – Edward Zwick
Elenco – Tobey Maguire, Liev Schreiber, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg, Lily Rabe, Robin Weigert, Seamus Davey Fitzpatrick, Aiden Lovekamp, Sophie Nélisse, Conrad Pla.

Em 1972, o russo campeão mundial de xadrez Boris Spassky (Liev Schreiber) enfrentou o americano Bobby Fischer (Tobey Maguire) na Islândia. O vencedor seria aquele que vencesse primeiro doze partidas. Antes disso, o roteiro detalha a vida de Fischer, começando por sua infância pobre no Brooklyn e a descoberta do talento para o jogo. 

Desde criança, Fischer (interpretado por Seamus Davey Fitzgerald) se mostra obcecado pelo jogo e também com um temperamento difícil. Ao chegar na vida adulta, ele tem como único objetivo se tornar campeão mundial de xadrez e derrotar os russos que eram considerados quase invencíveis. 

Seu talento é apoiado e explorado pelo governo americano, que vê em Fischer uma forma de vencer os russos em plena Guerra Fria, mesmo sendo algo apenas simbólico. Ao mesmo tempo, sua arrogância e paranoia aumentam, criando situações constrangedoras e afetando sua vida pessoal. 

Não é necessário entender de xadrez para gostar do filme, que na verdade é uma biografia sobre uma pessoa com um talento excepcional para o jogo, mas que infelizmente sofria de problemas psicológicos complexos.   

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Nunca ouvi falar nesse filme.
Mas dos jogadores, sempre.
Não sabia da dificuldade de relacionamento do Bobbie Fischer.

Hugo disse...

Liliane - Se vc assistir ao filme, descobrirá que Bobby Fischer era totalmente maluco. As cenas reais mostradas nos créditos finais são absurdas.