domingo, 19 de novembro de 2017

O Sol da Noite

O Sol da Noite (That Evening Sun, EUA, 2009) – Nota 7,5
Direção – Scott Teems
Elenco – Hal Holbrook, Ray McKinnon, Walton Goggins, Mia Wasikowska, Carrie Preston, Barry Corbin, Dixie Carter.

Aos oitenta anos, Abner Meechum (Hal Holbrook) abandona a casa de repouso onde vive e viaja de volta para sua fazenda no Tennessee.

Chegando ao local, ele se surpreende ao descobrir que seu filho vendeu a fazenda para Lonzo Choat (Ray McKinnon), um sujeito com fama de bêbado e vagabundo. Morando com sua esposa (Carrie Preston) e filha (Mia Wasikowska), Lonzo se nega a desfazer o negócio, enquanto Abner decide ficar na cabana ao lado da casa, afirmando que jamais sairá de sua antiga propriedade.

Este drama é um daqueles filmes em que personagem algum está totalmente certo ou errado. Decisões unilaterais, circunstâncias complicadas e destino levam os personagens a um conflito que parece não ter solução.

O roteiro explora também os conflitos familiares e os problemas da terceira idade. É difícil para uma pessoa idosa aceitar abandonar sua casa porque os familiares não querem que ela fique sozinha, assim como um sujeito frustrado pode descontar seu sofrimento nas pessoas que estão próximas.

Vale destacar a sensível e sóbria interpretação do veteraníssimo Hal Holbrook, que na época estava com oitenta e quatro anos. Atualmente, o ator continua na ativa em pequenos papéis no alto do seus noventa e dois anos.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Deve ser uma história muito linda.
E deve ter pelas imagens da viagem de volta.
Vou anotar Hugo.

Hugo disse...

Liliane - A viagem de volta é curta.