domingo, 5 de novembro de 2017

O Valor de um Homem

O Valor de um Homem (La Loi Du Marché, França, 2015) – Nota 7,5
Direção – Stéphane Brizé
Elenco – Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller.

Thierry (Vincent Lindon) é um sujeito de meia-idade em busca de emprego para sustentar a esposa (Karine de Mirbeck) e o filho (Matthieu Schaller), que precisa de cuidados especiais, mas que mesmo assim está próximo de conseguir uma bolsa de estudos na universidade. 

O roteiro não oferece grandes explicações, na verdade o filme se divide em pequenas sequências que mostram a saga de Thierry em busca de emprego, que o colocam em situações que são consequências da falta de dinheiro e por fim sua vida no novo trabalho. 

A proposta é mostrar como muitas situações consideradas normais nos dias atuais são cruéis. As entrevistas de emprego em que o selecionador se coloca numa posição superior, julgando os candidatos e fazendo com que eles mesmos se critiquem é de uma terrível violência consentida. 

A gerente de banco tentando vender seguro de vida para um desempregado e o diretor da escola pressionando o garoto deficiente são exemplos de como uma fala macia e aparentemente educada pode ofender tanto quanto um grito. 

Quando Thierry consegue um emprego e precisa vigiar as pessoas, ele percebe como é estar do outro do lado do espelho. 

É um filme lento, com um narrativa crua potencializada pela falta de trilha sonora e por situações constrangedoras, resultando numa obra que nos faz entender porque as pessoas estão cada vez mais distantes e insensíveis.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não conheço o ator mas achei que a história pode ser interessante por apresentar um problema real e palpável, Hugo.
Pensei que tinha visto esse filme na lista da Netflix.

Marília Tasso disse...

Este filme é ótimo, as situações e o dilema moral que o personagem enfrenta deprime qualquer um. Gosto muito do Vincent Lindon.

Hugo disse...

Liliane - Pode ser que tenha no Netflix.

Marília - Sem dúvida. É um filme triste sobre o mundo atual, em que pessoas se submetem as situações constrangedoras e enfrentam dilemas.