sábado, 11 de novembro de 2017

O Jogo do Exterminador

O Jogo do Exterminador (Ender’s Game, EUA, 2013) – Nota 6
Direção – Gavin Hood
Elenco – Asa Butterfield, Harrison Ford, Hailee Steinfeld, Ben Kingsley, Abigail Breslin, Viola Davis, Aramis Knight, Suraj Partha, Moises Arias, Nonso Anozie.

Cinquenta anos após a Terra ter sido atacada por alienígenas e conseguir deter o que seria uma invasão, os governos criaram um programa de defesa para evitar um novo ataque. O programa recruta crianças para desenvolverem estratégias de ataque e defesa em simuladores especiais e que tenham potencial para enfrentarem batalhas reais. 

Ender Wiggin (Asa Butterfield) é um destes garotos, que rapidamente demonstra uma inteligência acima da média para situações complexas e perigosas. Tendo o Coronel Graff (Harrison Ford) como uma espécie de tutor, Ender é preparado para liderar uma frota contra o inimigo. 

Este longa é mais uma adaptação de um livro de ficção infanto-juvenil, gênero que se tornou comum nos últimos anos. Por mais que a produção seja caprichada e agrade principalmente a geração que curte games, o filme é um amontoado de clichês que mistura disciplina militar, técnicas de liderança e disputa por poder. 

Para quem é um pouco mais velho, a premissa lembra o explosivo “Tropas Estelares” de Paul Verhoeven, porém diferente daquele longa repleto de cenas de ação, aqui praticamente toda a história se passa durante o treinamento do protagonista em simuladores, o que torna o filme cansativo. 

O final também deixa a desejar e chega a ser piegas, tudo para deixar um gancho. Como o longa fracassou nas bilheterias, não acredito que a sequência saia do papel.  

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

É um filme problemático mesmo, acho que tinha potencial, mas não soube aproveitar bem. Vi na época do lançamento e já tinha esquecido, rs.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um filme infanto-juvenil fraco, repleto de clichês.

Bjos