sábado, 23 de agosto de 2014

Tudo por Justiça

Tudo por Justiça (Out of the Furnace, EUA / Inglaterra, 2013) – Nota 7
Direção – Scott Cooper
Elenco – Christian Bale, Woody Harrelson, Casey Affleck, Willem Dafoe, Zoe Saldana, Forest Whitaker, Sam Shepard, Tom Bower.

Numa pequena cidade americana, Russell Baze (Christian Bale) leva uma vida comum, trabalhando em uma usina sem grandes sonhos ou perspectivas. Ele mora com a noiva (Zoe Saldana) e visita diariamente o pai que está muito doente. Diferente de Russell, seu irmão Rodney (Casey Affleck) não aceita seguir o destino medíocre da família, além de carregar traumas pelo que presenciou na Guerra do Iraque. 

Um trágico acontecimento mudará a vida de Russell, ao mesmo tempo em que Rodney se envolverá em lutas clandestinas com a ajuda do agiota John Petty (Willem Dafoe), fato que o levará a conhecer o violento traficante Harlan DeGroat (Woody Harrelson). 

Com um elenco afiado, que tem ainda Forest Whitaker como um policial e Sam Shepard como o tio dos irmãos Baze, este longa de Scott Cooper (“Coração Louco”) tem como ponto principal o desenvolvimento dos personagens, que vivem entre a escolha de uma vida correta e muitas vezes injusta ou arriscar tudo, inclusive a própria vida em busca de dinheiro ou justiça. 

Todos os personagens são fortes, porém o destaque maior fica para um cínico e assustador Woody Harrelson, que mostra quem é logo na cena inicial, que a princípio parece estar deslocada da trama, mas que com o desenrolar da história pode ser considerada uma prévia da tragédia anunciada. 

É um longa indicado para o cinéfilo que gosta de histórias cruas, daquelas que passam longe de um final feliz.

5 comentários:

Unknown disse...

Tinha visto o trailer tempos atrás, e tinha me chamado a atenção, especialmente pelo elenco. Verei assim que possível!

Valeu pela dica!

-André Betioli!

Hugo disse...

André - É um ótimo drama.

Abraço

Amanda Aouad disse...

É um filme forte, que instiga e envolve, ainda que sua narrativa pareça solta a princípio. Tudo vai se costurando e formando sentido aos poucos.

bjs

Gustavo disse...

De pleno acordo com a recomendação. Ótima pedida para quem curte dramas pesados sobre criminalidade. A trama não tem novidade nenhuma, mas é um programa feito com competência. Não mereceu todo o veneno que recebeu da crítica americana.

Hugo disse...

Amanda e Gustavo - O ótimo elenco ajuda bastante.

Abraço