segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Bom Dia Vietnã

Bom Dia Vietnã (Good Morning, Vietnam, EUA, 1987) – Nota 8
Direção – Barry Levinson
Elenco – Robin Williams, Forest Whitaker, Robert Wuhl, Bruno Kirby, J. T. Walsh, Noble Willingham, Richard Edson, Richar Portnow.

A morte trágica de Robin Williams é ainda mais chocante por ser um possível suicídio. É triste pensar que um sujeito que dedicou toda sua carreira para fazer o público sorrir, termine sua vida desta forma. Como homenagem, cito seu papel mais popular da carreira, o do radialista Adrian Cronauer de “Bom Dia Vietnã”. 

O filme é baseado na história real de Cronauer, que em 1965 é enviado ao Vietnã para ser locutor da rádio oficial do exército e que diferente dos colegas extremamente sérios, ele vira a rádio de ponta cabeça tocando rock e black music, fato que o transforma em celebridade com os soldados e que desperta a ira dos superiores. 

É um filme com uma trama simples e sensível, onde o destaque é a grande interpretação de Robin Williams, que teve aqui sua primeira indicação ao Oscar. Williams concorreria ainda por “Sociedade dos Poetas Mortos” e “O Pescador de Ilusões”, mas venceria apenas o de Coadjuvante por “Gênio Indomável”.     

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Lamentável mesmo, a perda e a forma. 2014 não tem sido generoso com o cinema...

bjs

Hugo disse...

Amanda - Neste blog tem a lista das pessoas que o cinema perdeu neste ano. http://listasde10.blogspot.com.br/2014/07/10-filmes-com-atores-que-morreram-no-1.html

Bjos