quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Homem do Braço de Ouro

O Homem do Braço de Ouro (The Man with the Golden Arm, EUA, 1955) – Nota 8
Direção – Otto Preminger
Elenco – Frank Sinatra, Eleanor Parker, Kim Novak, Arnold Stang, Darren McGavin, Robert Strauss.

Em Chicago, Frankie Machine (Frank Sinatra) é um talentoso crupiê que acaba preso no lugar de Schwiefka (Robert Strauss), o chefão que comandava a jogatina clandestina onde ele trabalhava. Na prisão, Frankie consegue se livrar do vício da heroína e após cumprir a pena, volta para casa com o objetivo de refazer a vida trabalhando com baterista, porém a influência das pessoas que vivem ao seu redor se torna um grande obstáculo. 

Schwiefka deseja que Frankie volte a trabalhar como crupiê, enquanto seu antigo fornecedor de drogas (Darren McGavin) reaparece, sem contar que sua esposa Zosch (Eleanor Parker) é uma inválida manipuladora que utiliza a culpa para mantê-lo no casamento, enquanto na verdade Frankie é apaixonado pela bela vizinha (Kim Novak). 

Este drama pesado dirigido por Otto Preminger (“Anatomia de um Crime”, “Setembro Negro”) foi o primeiro grande filme de Hollywood que abordou o tema das drogas de modo direto e sabe-se lá como conseguiu ser liberado pelo Código Hayes, que na época proibia os produtores e diretores de utilizarem temas, cenas ou diálogos que fossem considerados contra a moral e os bons costumes. 

Para o cinéfilo resultou um grande filme, com provavelmente a melhor atuação da carreira do cantor Frank Sinatra, que para muitos foi injustiçado por ter perdido o Oscar para Ernest Borgnine por “Marty”. 

As cenas em que o personagem de Sinatra usa drogas podem ser consideradas corajosas para época e com certeza a polêmica ajudou a tornar o longa um sucesso. 

Além do ótimo elenco e da direção de Preminger, vale destacar a bela trilha sonora de Elmer Bernstein que explora o jazz, gênero musical típico de Chicago.   

Nenhum comentário: