domingo, 31 de agosto de 2014

O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto (Brasil, 1981) – Nota 7
Direção – Bruno Barreto
Elenco – Tarcísio Meira, Ney Latorraca, Christiane Torloni, Lídia Brondi, Daniel Filho, Oswaldo Loureiro.

Um homem é atropelado por um ônibus e antes de morrer pede um beijo para Arandir (Ney Latorraca), que foi a primeira pessoa que chegou para tentar ajudá-lo. Arandir beija o homem e vê sua vida virar de ponta cabeça. 

O fato foi presenciado por um repórter sensacionalista (Daniel Filho), que leva o caso a um violento delegado (Oswaldo Loureiro) com o objetivo de criar polêmica para vender jornal. Os dois canalhas decidem procurar Arandir para pressioná-lo a confirmar que conhecia o sujeito. O acidente também teve como testemunha o sogro de Arandir, Aprigio (Tarcísio Meira), um professor moralista que não entende o porquê da atitude do genro. A esposa Selminha (Christiane Torloni) faz de tudo para defender o marido, enquanto sua irmã mais nova, a bela Dália (Lídia Brondi), esconde ser apaixonada por Arandir. 

Baseado numa obra de Nelson Rodrigues, a história apresenta todos os conflitos familiares e sexuais habituais das obras do autor. Além dos segredos de família, a trama ainda faz uma crítica a imprensa e aos jornalistas que com o pretexto de vender a notícia não se preocupam com as consequências na vida dos envolvidos. Sobram farpas também para a violência policial, o chamado abuso de autoridade, fato comum em nosso país. 

No elenco se destacam Daniel Filho como o repugnante repórter, o sempre competente Ney Latorraca como o pobre Arandir e a quase adolescente Lídia Brondi como uma espécie de Lolita suburbana que aparece com roupas curtas em boa parte do filme e totalmente nua em duas sequências. 

6 comentários:

Amanda Aouad disse...

Está aí um filme que sempre tive curiosidade, mas nunca conferi. Essa fase do cinema brasileiro é meio nebulosa para mim.

bjs

Pedrita disse...

quero muito ver esse filme. vi uma peça no teatro folha há uns anos que gostei muito. amo os textos do nelson rodrigues. beijos, epdrita

Bruna Bianconi disse...

Nunca tinha escutado falar desse filme mas a história me pareceu bastante interessante, vou procurar pra ver!

Hugo disse...

Amanda - O final dos anos setenta e início dos oitenta tem vários filmes brasileiros interessantes, geralmente dramas ou policiais que hoje estão esquecidos.

Pedrita - As obras de Nelson Rodrigues sempre mostram tabus e pecados em família.

Bruna - É um bom drama.

Bjos

Gilberto Carlos disse...

Um dos filmes baseados em Nelson Rodrigues que eu mais gosto. Todo o elenco está muito bem, inclusive Lídia Brondi que abandonou a carreira de atriz.

Hugo disse...

Gilberto - A bela Lídia Brondi abandonou a carreira ainda jovem.

Abraço