quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A Sombra do Vampiro

A Sombra do Vampiro (Shadow of the Vampire, Inglaterra / EUA / Luxemburgo, 2000) – Nota 7,5
Direção – E. Elias Merhige
Elenco – John Malkovich, Willem Dafoe, Cary Elwes, Eddie Izzard, Udo Kier, Catherine McCormack, Ronan Vibert

Em 1922, o diretor alemão F. W. Murnau (John Malkovich) pretendia adaptar para o cinema a obra “Drácula” de Bram Stoker, porém como não conseguiu os direitos autorais, decidiu mudar o nome do filme para “Nosferatu”, além de alterar outros detalhes. 

Obcecado em fazer um filme assustador, Murnau contrata o desconhecido ator Max Schreck (Willem Dafoe) para o papel principal, escondendo do restante do elenco e da equipe de filmagens, que o sujeito é um vampiro de verdade. Murnau faz um acordo com Schreck para que ele se controle até o final da filmagens, prometendo uma espécie de “prêmio” ao vampiro, porém cada vez vê sangue, o ator se mostra perigoso, assustando os que estão a sua volta. 

Esta simpática comédia de humor negro é praticamente uma homenagem ao clássico alemão de 1922 e ao mesmo tempo se alimenta da lenda sobre o ator Max Schreck, que seria um vampiro, pois aparecia no set somente a noite e sempre caracterizado no personagem. 

Aqui os destaques ficam para a dupla principal, com Willem Dafoe criando um sujeito estranho, quase repugnante, enquanto John Malkovich faz o diretor canalha que deseja finalizar sua obra a qualquer custo. 

É um filme para os fãs de cinema antigo se divertirem com as referências ao clássico “Nosferatu”. 

4 comentários:

Gustavo disse...

Concordo com a definição, é simpática. As atenções voltam-se para Willem Dafoe.

Hugo disse...

Gustavo - Willem Dafoe está assustador.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Esse filme só não pode ser assistido como se fosse um épico, pois mudou uma série de acontecimentos reais relacionados à gravação do filme.

Hugo disse...

Léo - O diretor apenas utilizou a lenda do ator ser vampiro de verdade para criar uma ficção sobre os bastidores da filmagem do original. O resultado ficou interessante.

Abraço