sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Noite Vazia

Noite Vazia (Brasil, 1964) – Nota 8
Direção – Walter Hugo Khouri
Elenco – Norma Bengell, Odete Lara, Mário Benvenutti, Gabriele Tinti.

Luisinho (Mário Benvenutti) é um sujeito da classe alta, casado e que todas as noites deixa em casa esposa e filho para percorrer bares em busca de amantes, sempre na companhia de Nelson (Gabriele Tinti), jovem trabalhador desiludido com a vida, quase depressivo. 

Após passarem por alguns bares, flertarem com garotas e até receberem cantada de uma mulher de meia idade, a dupla cruza o caminho de duas prostitutas em um restaurante japonês. A experiente Regina (Odete Lara) e a sentimental Mara (Norma Bengell), seguem com os amigos para o apartamento de Luisinho, local especial para estes encontros, onde fazem sexo, discutem sobre a vida, dinheiro, amores e frustrações. 

O diretor Walter Hugo Khouri marcou sua carreira por dramas existenciais, com destaque para este ótimo longa. Mesmo se passando em São Paulo e mostrando a noite da cidade durante os cortes das cenas, o filme na verdade é intimista, tendo as sequências no apartamento como as mais importantes e principalmente focando no desenvolvimento dos personagens e nos diálogos. 

O vazio existencial de cada personagem é colocado à prova durante esta noite, como as aventuras extraconjugais que se transformaram monótonas para Luisinho, a falta de objetivo na vida de Nelson, a resignação de Regina em relação a vida que escolheu ou a procura de Mara por um amor. 

Em determinada cena, Nelson diz ao ver uma bela garota com o namorado “tudo que é diferente tem dono”, frase que explica o sentimento dos personagens em busca de algo mais, mesmo sem saber o que. 

Vale destacar ainda algumas sequências sensuais de muito bom gosto, que com certeza causaram polêmica na época.  

3 comentários:

Pedrita disse...

está entre os melhores filmes que já vi na vida. sou apaixonada por esse filme. simplesmente maravilhoso e surpreendentemente atual. beijos, pedrita

Gilberto Carlos disse...

Também adoro esse filme. Vi no Canal Brasil há algum tempo, mas sempre revejo cenas em programas relacionados ao cinema brasileiro.

Hugo disse...

Pedrita - Após cinquenta anos a trama ainda é atual.

Gilberto - É um ótimo drama.

Abraço