sábado, 2 de agosto de 2014

Cidade do Medo

Cidade do Medo (Fear City, EUA, 1984) – Nota 7,5
Direção – Abel Ferrara
Elenco – Tom Berenger, Melanie Griffith, Billy Dee Williams, Rossano Brazzi, Jack Scalia, Rae Dawn Chong, Michael Gazzo, Joe Santos, Maria Conchita Alonso.

Em Nova York, strippers estão sendo assassinadas por um psicopata. Os crimes são investigados pelo detetive Al Wheeler (Billy Dee Williams), que pressiona Matt (Tom Berenger) e Nicky (Jack Scalia), que são sócios em uma boate onde trabalhava uma vítima do assassino. Um dos fatos que irrita o investigador é a ligação de Nicky com a Máfia, além do passado de Matt, que é um ex-boxeador marcado por ter matado um oponente durante uma luta e por este motivo ter sido proibido de praticar o esporte. A pressão do policial e o fato de suas strippers serem alvos do assassino, levam Matt a investigar por conta própria, além de tentar se reconciliar com a stripper Loretta (Melanie Griffith) que trabalha em sua boate. 

Depois de filmes quase marginais como “O Assassino da Furadeira” e “Sedução e Vingança”, o diretor Abel Ferrara tentou se aproximar do grande público com este longa policial, mesmo sem deixar de mostrar o lado sujo da sociedade e a violência. Ferrara explora muito bem a noite na Manhattan dos anos oitenta, com os inferninhos cheios de luzes e neon, bem longe do glamour atual da cidade. 

Por estes citados e outros trabalhos posteriores como “Inimigos Pelo Destino” e “O Rei de Nova York”, Ferrara se tornou uma espécie de Scorsese marginal, que mesmo flertando com o cinema comercial, nunca deixou de lado seu estilo, se tornando um diretor cult. 

Este filme se destaca pelo clima e principalmente pelos personagens fortes, com destaque para uma jovem e extremamente sensual Melanie Griffith, que ficaria famosa no mesmo ano pelo papel em “Dublê de Corpo” de Brian DePalma. Tom Berenger tem um dos poucos papéis principais da carreira, trabalho que o ajudou a ser um dos protagonistas de “Platoon”, sucesso de público e crítica dois anos depois. Vale lembrar também que na época, o ator Billy Dee Williams era famoso por ter interpretado Lando Calrissian na série “Star Wars”. 

Finalizando, apesar dos problemas com as drogas e de alguns trabalhos irregulares, a carreira de Abel Ferrara merece uma visita.

Nenhum comentário: