sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Um Ato de Liberdade

Um Ato de Liberdade (Defiance, EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Edward Zwick
Elenco – Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Alexia Davalos, Allan Corduner, Mark Feuerstein, Tomas Arana, Jodhi May, Iddo Goldberg, Iben Hjele, Martin Hancock, Ravil Isyanov, George MacKay.

Em 1941, o exército alemão invadiu a região onde hoje está a Bielorússia, saqueando as cidades e perseguindo os judeus. Os que não foram assassinados acabaram como prisioneiros e enviados para campos de concentração. No meio deste caos, os irmãos Bielski fugiram para a floresta após terem os pais assassinados. Outros judeus seguiram o mesmo caminho para escapar dos nazistas e aos poucos foram se juntando aos irmãos e criando uma vila que ser tornaria uma espécie de refúgio. 

O líder do grupo foi o mais velho dos irmãos Bielski, Tuvia (Daniel Craig) que tinha um conflito com Zus (Liev Schreiber). Enquanto Tuvia queria manter a paz, Zus tinha o objetivo de se vingar dos nazistas, nem que para isso tivesse de entrar para o exército russo. Os outros irmãos eram o jovem Asael (Jamie Bell) e o garoto Aron (George Mackay)

Baseado numa história real, este longa tem todo o estilo do diretor Edward Zwick, apresentando uma parte técnica impecável (fotografia, figurinos, cenários e boas cenas de ação), ao mesmo tempo em que tem uma narrativa fria e alguns momentos descartáveis como os romances inseridos na trama. 

A premissa é ótima, tendo algumas semelhanças com o superior “Caminho da Liberdade” do australiano Peter Weir. Nas mãos de um diretor como Spielberg ou mesmo Weir, com certeza renderia um grande filme, com Zwick resultou numa obra correta, porém nada mais que isso.   

Nenhum comentário: