sábado, 9 de agosto de 2014

Mediterrâneo

Mediterrâneo (Mediterraneo, Itália, 1991) – Nota 8
Direção – Gabriele Salvatores
Elenco – Diego Abatantuono, Claudio Bigagli, Giuseppe Cederna, Claudio Bisio, Vanna Barba.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados italianos é enviando para uma isolada ilha grega no Mar Egeu com o objetivo de defender o local dos inimigos. O tenente Montini (Claudio Bigagli), que também narra a história, logo comenta que a importância da localização da ilha na guerra é igual a zero. 

Assim que desembarcam na ilha, eles não encontram pessoa alguma, como se o local fosse deserto. Logo, um acidente causado por um atrapalhado soldado destrói o rádio, o único meio de comunicação com o resto do mundo. Para piorar, o navio que estava atracado a poucos metros da praia é atacado por inimigos e afunda, deixando o grupo de soldados isolados na ilha. 

O fato faz com que os gregos moradores do local resolvam aparecer para conversar. Eles abandonaram suas casas e estavam escondidos nas montanhas, até perceberem que os soldados são jovens inofensivos. A interação entre soldados e moradores faz todos esquecerem a guerra. O tenente aos poucos deixa seus deveres de lado para ajudar na pintura da igreja da vila, passando o comando para Nicola Lorusso (Diego Abatantuomo), enquanto o soldado Farina (Giuseppe Cederna) se apaixona por uma prostituta (a bela Vanna Barba). 

Esta simpática comédia que venceu o Oscar de Filme Estrangeiro tem como ponto principal fazer uma crítica à guerra como extremo bom humor e simplicidade. Os soldados retratados aqui são jovens que foram jogados para dentro da guerra e que o destino quis que tivessem uma chance de viver algo diferente longe das batalhas. Esta convivência com as pessoas humildes da ilha desperta o verdadeiro caráter de cada um, com a guerra se tornando algo distante. 

O roteiro também cria um final onde cada personagem pode decidir seu destino, seguir a vida naquele paraíso simples, ou voltar para a Itália e ajudar na reconstrução do país após a guerra. 

Como informação, o diretor Gabrielle Salvatores e o ator Diego Abatantuono trabalharam juntos em seis filmes, inclusive no trabalho mais comercial do diretor, a ficção “Nirvana” protagonizada por Christopher Lambert.  

Nenhum comentário: