sábado, 30 de agosto de 2014

Transformers & Transformers: A Vingança dos Derrotados


Transformers (Transformers, EUA, 2007) – Nota 6,5
Direção – Michael Bay
Elenco – Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Rachael Taylor, Anthony Anderson, Jon Voight, John Turturro, Michael O’Neill, Kevin Dunn, Julie White, Glenn Morshower, Amaury Nolasco, Zack Ward, Travis Van Winkle, Bernie Mac.

Sucesso como desenho animado anos noventa, “Transformers” era considerado um projeto quase impossível de ser transportado para as telas. Com o desenvolvimento da CGI e o dedo de Spielberg na produção, o diretor Michael Bay tomou a frente do projeto e criou uma das franquias mais rentáveis da história do cinema, mesmo que a qualidade dos filmes, principalmente as interpretações e os diálogos sejam fracos. 

A trama coloca em guerra os Autobots e os Decepticons, que destruíram o planeta Cybertron e os sobreviventes se espalharam pelo espaço. Megatron, lider dos Decepticons, veio para a Terra em busca de um objeto chamado All Spark, que tem o poder de dar vida e inteligência aos aparelhos eletrônicos, porém acabou preso e congelado em uma geleira. Muitos anos depois, outros Decepticons chegam ao planeta Terra em busca do líder e iniciam uma nova guerra, agora contra os humanos e os Autobots que também querem o All Spark. No meio desta bagunça surge Sam Witwicky (Shia LaBeouf), um adolescente que é neto do sujeito que encontrou Megatron congelado e que sonha em conquistar a bela Mikaela (Megan Fox). Junte ainda segredos militares, soldados sobreviventes de um ataque dos Decepticons e uma dupla de hackers. 

Os fãs da série adoraram o filme, que é competente nas barulhentas cenas de ação e destruição, especialidade de Michael Bay, porém o espectador comum que deseja diversão com o mínimo de inteligência ficará decepcionado com os diálogos constrangedores e as piadinhas adolescentes sem graça. Neste sentido pouca coisa se salva, como a espontaneidade de Shia LaBeouf e o carisma maluco de Anthony Anderson e John Turturro. Vale destacar ainda a beleza e sensualidade de Megan Fox, que por outro lado é péssima atriz.

Transformers: A Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen, EUA, 2009) – Nota 6
Direção – Michael Bay
Elenco – Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, John Turturro, Ramon Rodriguez, Kevin Dunn, Julie White, Isabel Lucas, John Benjamin Hickey, Glenn Morshower.

Após ajudar os Autobots a vencerem os Decepticons e destruírem o All Spark, Sam Witwicky (Shia LaBeouf) se prepara entrar na universidade e tentar levar uma vida normal, porém um pedaço do All Spark que ficou em seu poder se torna alvo dos Decepticons que sobreviveram e que tem como objetivo reaver o objeto para dar vida a Fallen, seu líder que morreu na Terra há centenas de anos. Ao mesmo tempo, um comando especial do exército e os Autobots lutam para destruírem os Decepticons que restaram, mesmo sem saber do objetivo dos inimigos. 

Esta inevitável sequência recicla a premissa do original, criando um passado distante de lutas na Terra entre Autobots e Decepticons e uma ligação com as culturas antigas do planeta. O que aparentemente parece ser interessante, na verdade é apenas uma desculpa para muita correria e explosões, numa verdadeira overdose de efeitos especiais. A parte técnica de primeira qualidade e a rapidez nos cortes escondem uma história rala, personagens unidimensionais e diálogos constrangedores. 

No elenco, novamente o destaque vai para John Turturro, que parece se divertir no papel e o astro Shia LaBeouf que tem ótima presença de cena. Também é sempre bom apreciar a beleza de Megan Fox, mesmo que ela seja um desastre como atriz.  

2 comentários:

Gustavo disse...

Não que eu discorde de suas observações gerais, mas curto bastante esses filmes. É diversão exagerada e boba, acho que há espaço pra isso no cotidiano de qualquer cinéfilo que não seja fundamentalista. Não são filmes que se destacam por seus dotes "artísticos", mas sim pelo entretenimento.

Cumps.

Hugo disse...

Gustavo - Eu também gosto de muitos filmes que divertem sem fazer pensar, porém por não ser fã da animação "Transformers", acabei não curtindo muito estas adaptações para o cinema.

Abraço