quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Repórteres de Guerra

Repórteres de Guerra (The Bang Bang Club, África do Sul / Canadá, 2010) – Nota 7
Direção – Steven Silver
Elenco – Ryan Phillipe, Malin Akerman, Taylor Kitsch, Frank Rautenbach, Neels Van Jaarsveld.

Em 1990, quando Nelson Mandela conseguiu a liberdade após vinte e sete anos preso, o governo de minoria branca da África do Sul foi obrigada a iniciar uma negociação para o fim do regime do Apartheid, de modo que negros e brancos tivessem os mesmos direitos. 

Esta transição durou quatro anos e durante o período foi travada uma guerra civil entre os partidários de Mandela e o partido Inkatha, que era financiado pelo governo branco e utilizava homens da etnia Zulu para atacar os oponentes. 

Neste contexto, quatro fotógrafos ficam famosos por cobrir as verdadeiras batalhas in loco, presenciando assassinatos e linchamentos dos dois lados, fatos que renderam dois prêmios Pulitzer de Fotografia. Os fotógrafos Greg Marinovich (Ryan Phillipe), Kevin Carter (Taylor Kitsch), Ken Oosterbroek (Frank Rautenbach) e João Silva (Neels Van Jaarsveld) formavam o grupo que ficou conhecido como “The Bang Bang Club”. 

O filme é baseado numa história real e conta as aventuras do grupo, as situações perigosas que enfrentaram e parte da vida pessoal, principalmente de Marinovich e Carter. A recriação dos conflitos é competente, com algumas cenas que chocam pela violência, porém o roteiro é confuso, em alguns momentos se perdendo entre contar a história dos personagens ou mostrar a tragédia que ocorria no país, sem contar que os personagens de Oosterbrook e João Silva são mal explorados. A curiosidade é que Silva é um dos autores do livro que deu origem ao filme e mesmo assim seu personagem foi criado como um mero coadjuvante. 

Apesar de irregular, o longa vale como relato de uma tragédia e pela história dos quatro fotógrafos que arriscavam a vida para registrar os fatos.

Nenhum comentário: