quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Coach Carter - Treino Para Vida

Coach Carter – Treino Para Vida (Coach Carter, EUA / Alemanha, 2005) – Nota 7
Direção – Thomas Carter
Elenco – Samuel L. Jackson, Rob Brown, Robert Richard, Rick Gonzalez, Nana Gbewonyo, Antwon Turner, Channing Tatum, Ashanti, Texas Battle.

Este longa é baseado numa história real acontecida em Richmond, Califórnia em 1999. 

O dono de uma loja de materiais esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita o cargo de treinador da equipe de basquete do colégio local, onde anos antes ele estudou e ainda é o recordista em pontos. Ele encontra uma equipe onde cada um joga por si e que no ano anterior venceu apenas quatro partidas. Tendo de mudar a situação, Carter cria algumas regras de comportamento, entre elas a obrigação do atleta em se sair bem na sala de aula para poder atuar no time de basquete. Como esperado, as coisas não serão fáceis e o treinador tomará uma atitude radical para tentar resolver a situação e mostrar aos jovens que o estudo é o caminho para uma vida melhor. 

Este interessante drama bebe na fonte de diversos outros longas sobre professores que tentam fazer a diferença utilizando métodos não convencionais e tem como ponto positivo ser baseado numa história verdadeira. 

O roteiro põe em discussão algo a pensar: até que ponto vale investir tudo no esporte e deixar os estudos de lado, pois como sabemos bem aqui no Brasil (o futebol é o exemplo), muitos arriscam e poucos conseguem realmente vencer.

Nenhum comentário: