quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quem Matou o Carro Elétrico?

Quem Matou o Carro Elétrico? (Who Killed the Electric Car?, EUA, 2006) – Nota 8
Direção – Chris Payne
Documentário

Produzido por Dean Devlin, parceiro do diretor Roland Emmerich, este documentário retrata a absurda história de como a produção do carro elétrico foi sabotada pela própria General Motors, que era a fabricante do veículo, junto com o governo americano e as companhias petrolíferas. 

Tudo começou na Califórnia nos anos noventa, quando um sujeito desenvolveu o projeto de um carro elétrico em sua garagem de casa. A GM comprou o projeto e alguns protótipos foram produzidos em 1996, sendo criada também uma equipe específica de vendas do carro. A produção do carro estava de acordo com uma lei aprovada na Califórnia que obrigava as montadoras a fabricar veículos menos poluentes, sendo que o modelo elétrico era totalmente limpo, não soltava fumaça e era até silencioso em comparação com os carros comuns. 

A equipe de vendas teve a ideia de oferecer os carros a algumas celebridades, para desta forma popularizar o veículo. Famosos como Mel Gibson, Ed Begley Jr, Alexandra Paul da série “Baywatch” e Peter Horton de “Brismtone”, foram alguns dos escolhidos para adquirir o automóvel. Os depoimentos deles no documentário deixam claro que gostaram do carro, que funcionava com uma bateria que era recarregada em casa. 

Antes de começar a produção em massa e praticamente sem propaganda alguma, já existia uma lista de duas mil pessoas esperando para comprar o carro, porém a própria GM demorava em iniciar o processo e durante este tempo de espera, as companhias de petróleo e o governo federal pressionaram a comissão de energia da Califórnia para revogar a lei, fato que ocorreu em seguida. 

A GM ficou calada e aos poucos passou a resgatar os carros que circulavam, já que estes foram cedidos como leasing e quando as pessoas tentavam adquirir em definitivo ou prorrogar o contrato, recebiam a ordem para devolver o automóvel. Por sinal, o ator Peter Horton foi a última pessoa a devolver um carro elétrico para a GM, fato mostrado no documentário. 

A história é um grande exemplo de como as grandes empresas e os governos mentem quando falam sobre defender o meio ambiente, na realidade o que sempre importa para esta elite é o lucro. 

2 comentários:

youtubeiando disse...

Link do documentário https://www.youtube.com/watch?v=DB969BZ3sCw

Hugo disse...

Youtubeiando - Valeu pela indicação do link.

Abraço