domingo, 25 de agosto de 2013

Narc

Narc (Narc, EUA / Canadá, 2002) – Nota 8
Direção – Joe Carnahan
Elenco – Jason Patrick, Ray Liotta, Chi McBride, Krista Bridges, Busta Rhymes, Alan Van Sprang.

O detetive Nick Tellis (Jason Patrick) está suspenso do trabalho por causa de um erro em uma perseguição. O erro ocorreu durante uma ótima sequência mostrada logo no início do longa. 

Um ano afastado das ruas, Tellis aceita uma proposta para voltar à ativa. Ele é escalado para investigar o assassinato de outro policial, tendo como parceiro o detetive Henry Oak (Ray Liotta), que por sinal, também era parceiro do policial assassinado. Os dois são policiais durões, porém com algumas diferenças. Tellis tem esposa e filho, além de carregar o remorso pelo erro, enquanto Oak não pensa duas vezes para agir com violência, deixando de lado a regras básicas de conduta. 

Este ótimo drama policial foi a promissora estreia na direção de Joe Carnahan, que com muita criatividade e pouco dinheiro, criou um filme cru e realista, que lembra os longas policiais dos anos setenta. 

Consta que o ator Ray Liotta gostou do roteiro e usou seu nome para conseguir dinheiro para bancar a produção. Mesmo assim, o filme ficou um ano parado sem ser lançado, até que o astro Tom Cruise o assistiu em uma sessão privada e fez com que o longa chegasse aos cinemas. 

As atuações dos irregulares Jason Patrick e Ray Liotta estão entre as melhores de suas carreiras, em muito ajudados pelo roteiro que cria algumas reviravoltas interessantes e foge dos clichês do gênero. 

Infelizmente, Carnahan não confirmou o talento em seus trabalhos seguintes, como no péssimo “A Última Cartada” e no exagerado “Esquadrão Classe A”.   

Nenhum comentário: