quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Munique: No Limite da Guerra

 


Munique: No Limite da Guerra (Munich: The Edge of War, Inglaterra / EUA, 2021) – Nota 6,5
Direção – Christian Schwochow
Elenco – George MacKay, Jannis Niewohner, Jeremy Irons, August Diehl, Liv Lisa Fries, Jessica Brown Findlay, Mark Lewis Jones, Alex Jennings, Sandra Huller, Nicholas Farrell.

Universidade Oxford, 1932. O inglês Hugh Legat (George MacKay) e o alemão Paul von Hartmann (Jannis Niewohner) são amigos que se formam e tomam caminhos distintos. Seis anos depois, Hugh é assistente de um ministro inglês, enquanto Paul trabalha com tradutor para os nazistas. Com a guerra prestes a explodir, o destino colocará novamente os amigos frente a frente. 

Este drama político é baseado em um livro de ficção que utilizou a história do acordo real entre o primeiro-ministro inglês Neville Chamberlaind (Jeremys Irons) e Hitler como pano de fundo, fato que pouco tempo depois mostrou ao mundo a verdadeira face de Hitler e que também acabou com a carreira de Chamberlaind. 

Os pontos principais do filme são os bastidores deste acordo e a questão da relação dos protagonistas em meio aos debates políticos. A narrativa morna não se aprofunda no suspense e entrega poucos momentos marcantes. O resultado é no máximo razoável.

Nenhum comentário: