quinta-feira, 20 de julho de 2017

O Cidadão Ilustre

O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre, Argentina / Espanha, 2016) – Nota 8
Direção – Gaston Duprat & Mariano Cohn
Elenco – Oscar Martinez, Dady Brieva, Andrea Frigerio, Nora Navas, Manuel Vicente.

Vivendo há quase quarenta anos na Europa, o escritor argentino Daniel Mantovani (Oscar Martinez) recebe um convite para visitar sua cidade natal, a pequena Salas no interior do país. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Mantovani aceita o convite e decide viajar sem avisar a imprensa. 

Desde a confusa viagem de carro entre Buenos Aires e Salas, Mantovani enfrenta tudo o que ele sempre quis manter distância. A princípio tratado como celebridade na pequena cidade, aos poucos ele precisa lidar com bajuladores, pedidos de ajuda, inveja e até com um antigo amigo (Dady Brieva) que se casou com sua ex-namorada de adolescência (Andrea Frigerio). 

Os diretores Gaston Duprat & Mariano Cohn focaram na hipocrisia da classe emergente no interessante “O Homem do Lado”. Aqui, o ponto principal é mostrar que a aparente hospitalidade das pessoas nas cidades pequenas é uma lenda, na verdade os defeitos e preconceitos são iguais em qualquer lugar. 

O protagonista é tratado com respeito enquanto suas atitudes agradam as pessoas. A partir do momento em que diz não em algumas situações, ele se torna persona non grata. É como se ele fosse obrigado a doar vários pedaços de si mesmo para as pessoas da cidade. 

Vale destacar ainda o ótimo Oscar Martinez como o protagonista que precisa ter jogo de cintura para lidar com várias situações complicadas. 

6 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Olá, Hugo.

Sobre o post de "Corra!"... fui assistir no cinema semanas atrás e eis que me deparei com uma nova obra instigante do terror e ainda com uma ótima crítica social. Trilha sonora exuberante e final espetacular!

Quanto ao "O Cidadão Ilustre", mais uma para a minha contínua lista. Oscar Martínez é um dos grandes atores da Argentina. O último que vi dele foi mesmo "Relatos Selvagens".

Abraços.

Hugo disse...

Rodrigo - Este "O Cidadão Ilustre" é mais um ótimo longa argentino. O cinema deles cresceu demais nos últimos anos.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Esse tá na minha lista, que bom que você gostou, já me anima mais.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Gosto muito do cinema argentino. Tenho certeza que você irá gostar.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Estou louca para vê esse filme.
ainda não consegui encontra-lo no YouTube.
Só tem trailler que já cansei de vê.
Sim, o cinema argentino é muito bom Ou está muito bom.

O filme Corra que vc comentou é outro que estou procurando.
A foto que vc postou é aterrorizante.
Eu quero vê.

Hugo disse...

Liliane - Estes dois filmes são novos, fica difícil encontrá-los no Youtube.