sexta-feira, 22 de julho de 2022

Resgate Fantástico

 


Resgate Fantástico (Raid on Entebbe, EUA, 1977) – Nota 7
Direção – Irvin Kershner
Elenco – Charles Bronson, Peter Finch, Martin Balsam, Jack Warden, John Saxon, Horst Buccholzs, Robert Loggia, Yaphet Kotto, James Woods, Sylvia Sidney.

Em junho de 1976, um avião da Air France que seguia de Israel para Paris com quase todos os passageiros de origem judaica é sequestrado por terroristas palestinos e desviado para Uganda na África. Enquanto os sequestradores exigem a libertação de outros terroristas presos, o governo de Israel prepara uma grupo de agentes do Mossad para uma complexa missão de resgate. 

Este foi o primeiro dos vários filmes sobre a história real do sequestro que chamou a atenção do mundo inteiro na época. Mesmo com o elenco recheado de astros dos anos setenta, este longa foi produzido para a tv e por isso foca muito mais na tensão dos bastidores das autoridades tentando decidir como resolver a situação, do que na ação que surge apenas na parte final. 

Das várias versões da história, eu colocarei este longa como o terceiro melhor, sendo superado por incrível que pareça pelos dois filmes dirigidos pelo israelense Menahem Golan. Para quem quer a versão mais próxima da realidade, veja “Operação Thunderbolt”. Se preferir a melhor versão como ação e suspense, o ideal é “Comando Delta” com Chuck Norris e Lee Marvin.

Nenhum comentário: