terça-feira, 12 de julho de 2022

O Juramento

 


O Juramento (Eidurinn, Islândia / Inglaterra / Alemanha, 2016) – Nota 6,5
Direção – Baltasar Kormakur
Elenco – Baltasar Kormakur, Hera Hilmar, Gisli Orn Gardarsson, Margret Bjarnadottir, Porstein Bachmann, Ingvar Sigurdsson, Audur Aradottir, Gudrun Sesselja Arnardottir.

Finnur (Baltasar Kormakur) é um médico que vive com a segunda esposa e a filha pequena, porém sofre com a rebeldia da filha adolescente de seu primeiro casamento (Hera Hilmar). Quando a garota se envolve com um sujeito mais velho e começa a utilizar a drogas, Finnur faz de tudo para tentar salvar a filha, até mesmo ir contra a lei. 

Este longa dirigido, escrito e protagonizado por Baltasar Kormakur marcou sua volta ao seu país natal, a Islândia, após comandar alguns bons filmes em Hollywood. Aqui ele explora a história comum no cinema da luta de um pai para tentar tirar a filha do mundo das drogas. 

O interessante é que o roteiro e o título utilizam o “Juramento de Hipócrates” feito pelos médicos para mostrar como o protagonista pode ter o poder de decidir sobre a vida de um paciente, ou melhor, aqui dos personagens que estão a seu redor. 

O desenvolvimento da trama é mediano, sem grandes surpresa, levando até um final que poderia ser melhor.

Nenhum comentário: