domingo, 24 de julho de 2022

Brother I e II

 


Brother (Brat, Rússia, 1997) – Nota 8
Direção – Aleksey Balabanov
Elenco – Sergey Bodrov, Viktor Sukhourov, Svetlana Pismichenko, Mariya Zhukova, Yuriy Kuznetsov.

Danila (Sergey Bordrov) é um jovem que serviu no exército russo e que decide sair de uma cidade do interior da Rússia para encontrar o irmão Viktor (Viktor Sukhourov) em São Petersburgo. Ele descobre que o irmão é um assassino profissional que está marcado para morrer. Danila aceita seguir o mesmo caminho para ajudar o irmão, dando início a uma série de situações violentas. 

Este ótimo longa russo explora uma narrativa crua com uma marcante trilha sonora e um protagonista que segue um inusitado código de ética. Ele não sente remorso algum ao matar alguma inimigo, mas por outro lado enfrenta qualquer um para defender o que acredita ser correto. É como se fosse um psicopata com consciência. A atuação de Sergey Bodrov se casa perfeitamente com o personagem.

Brother 2 (Brat 2, Rússia, 2000) – Nota 7
Direção – Aleksey Balabanov
Elenco – Sergey Bodrov, Viktor Sukhourov, Sergey Makovetskiy, Irina Saltykova, Kirill Pirogov, Alexander Diachenko, Darya Yurgens, Gary Houston, Ray Toler.

Vivendo agora em Moscou, Danila (Sergey Bodrov) reencontra dois amigos que lutaram ao seu lado no exército. Um deles termina assassinado por causa de um problema com um mafioso. Danila decide vingar o amigo de uma forma que o leva até Chicago nos Estados Unidos. 

Esta sequência ao mesmo tempo em que é um pouco melhor produzida na questão técnica e se passa nos Estados Unidos durante metade da trama, por outro lado apresenta um roteiro mais confuso que explora o estilo de encontros e desencontros na caçada entre mafiosos e o protagonista. 

Alguns personagens ficam pelo meio da trama, deixando a impressão de que a ideia seria finalizar com um terceiro longa, o que infelizmente não foi possível por causa da trágica morte do ator Sergey Bodrov em um acidente na neve em 2002. Bodrov tinha apenas trinta e um anos, alguns bons filmes como protagonista e até trabalhos como diretor. 

São dois filmes indicados para o cinéfilo que gosta de obras diferentes e também de drama policial.

Nenhum comentário: