sábado, 23 de julho de 2022

A Cidade é Nossa

 


A Cidade é Nossa (We Own This City, EUA, 2022) – Nota 7
Direção – Reinaldo Marcus Green
Elenco – Jon Bernthal, Wunmi Mosaku, Jamie Hector, Josh Charles, McKinley Belcher III, Darrell Britt Gibson, Rob Brown, Dagmara Dominczyk, Don Harvey, Delaney Williams, Treat Williams.

Com idas e vindas entre 2015 e 2018, o roteiro desta minissérie em oito episódios baseada em história real detalha o funcionamento de um corrupto esquadrão de polícia especializado em recuperar armas na cidade de Baltimore, considerada uma das mais violentas dos EUA. 

O estilo da narrativa, o tema e as locações em Baltimore remetem a duas séries famosas. A clássica “Homicide: Life on the Street” dos anos noventa e a cultuada “The Wire” produzida na década seguinte. As três séries tem em comum mostrar como algumas regiões da periferia daquela cidade estão tomadas por traficantes e bandidos, além de alguns policiais corruptos. 

A diferença desta minissérie para as similares anteriores é a tentativa de demonizar a polícia no todo e a inserção de alguns personagens ligados aos direitos humanos que parecem apenas ter importância como propaganda ideológica. 

Os pontos altos são as locações, as sequências policiais puras de investigação nas ruas e nos interrogatórios, além da alucinada interpretação de Jon Bernthal desde a icônica sequência inicial na palestra para os policiais novatos.

Nenhum comentário: