sábado, 9 de julho de 2022

Quo Vadis, Aida?

 


Quo Vadis, Aida? (Quo Vadis, Aida?, Bósnia e Herzegovina / Áustria / Romênia / Holanda / Alemanha / Polônia / França / Turquia / Noruega, 202) – Nota 8
Direção – Jasmila Zbanic
Elenco – Jasna Djuricic, Izudin Bajrovic, Boris Ler, Dino Bajrovic, Johan Heldenbergh, Raymond Thiry, Boris Isakovic.

Guerra dos Balcãs, Srebrenica, Bósnia, 1995. A tradutora Aida (Jasna Djuricic) trabalha para a ONU no momento em que sua cidade é invadida pela milícia sérvia. A princípio esperando que as forças militares da ONU resolvam o problema, aos poucos ela percebe que a situação se tornará insustentável. Desesperada, ela fará de tudo para tentar salvar a vida de seu marido e dos dois filhos. 

Baseada em uma dolorosa história real descrita em livro, este longa é mais uma obra que mostra como o ser humano é capaz de atrocidades em nome de uma causa. 

A crescente tensão da narrativa é angustiante, com a maioria das sequências ocorrendo em um gigantesco galpão utilizado para manter os refugiados que tentavam escapar da milícia. 

A atuação apática e totalmente protocolar das forças da ONU é semelhante ao que ocorreu na mesma época no massacre de Ruanda, fato que rendeu outros dois grandes filmes, os dramas “Hotel Ruanda” e "Tiros em Ruanda”.

Um comentário:

Pedrita disse...

guerras são sempre absurdas. esse filme é mesmo impressionante. é tudo e mais do q disse. comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2022/04/quo-vadis-aida.html
beijos, pedrita