segunda-feira, 11 de julho de 2022

Juggernaut: Inferno em Alto Mar & Resgate Suicida

 


Juggernaut: Inferno em Alto Mar (Juggernaut, Inglaterra / EUA, 1974) – Nota 6,5
Direção – Richard Lester
Elenco – Richard Harris, Omar Sharif, David Hemmings, Anthony Hopkins, Shirley Knight, Ian Holm, Clifton James, Roy Kinnear, Freddie Jones, Roshan Seth, Julian Glover

Em uma viagem com mil e duzentos passageiros, o transatlântico Britannic se torna alvo de um psicopata que escondeu diversas bombas no local. Exigindo uma fortuna para não explodir o navio, o capitão (Omar Sharif), o tenente (Richard Harris) e as autoridades britânicas na pele de um policial (Anthony Hopkins) tem pouco tempo para resolver a situação. 

Este suspense segue a fórmula do cinema-catástrofe dos anos setenta ao escalar um elenco cheio de astros, levar a narrativa de forma lenta durante mais de dois terços da história até chegar a um final tenso. É um formato que envelheceu e que funciona apenas para quem gosta do estilo ou de longas recheados de famosos.

Resgate Suicida (North Sea Hijack, Inglaterra, 1979) – Nota 5,5
Direção – Andrew V. McLaglen
Elenco – Roger Moore, James Mason, Anthony Perkins, Michael Perkins, David Hedison, Jack Watson.

Um grupo de terroristas liderados por Kramer (Anthony Perkins) sequestra um navio e ameaça explodir um oleoduto no Mar do Norte. O governo britânico convence o oficial Ffolkes (Roger Moore) a liderar uma operação para resgatar o navio. 

A ideia de uma trama de resgate e o trailer que fazia menção até mesmo a 007 citando que este outro personagem de Roger Moore também tinha licença para matar passavam a impressão de que seria um bom filme de ação. Infelizmente o longa se perde no roteiro previsível e nos personagens pessimamente desenvolvidos. Tanto o vilão de Anthony Perkins, como o herói de Roger Moore são caricatos. As poucas sequências de ação também envelheceram bastante.

Nenhum comentário: