sexta-feira, 15 de julho de 2022

Beco Sem Saída & Vive-se uma só Vez


Beco Sem Saída (Dead End, EUA, 1937) – Nota 7,5
Direção – William Wyler
Elenco – Sylvia Sidney, Joel McCrea, Humphrey Bogart, Wendy Barrie, Claire Trevor, Allen Jenkins, Marjorie Main.

Baby Face Martin (Humphrey Bogart) é um gângster que mudou até mesmo de aparência para despistar policiais. Ele decide voltar para um bairro pobre em Nova York onde cresceu, com o objetivo de encontrar uma ex-namorada. 

Em paralelo, moradores do local tentam sobreviver em meio a pobreza, como a jovem Drina (Sylvia Sidney) e o arquiteto desempregado Dave (Joel McCrea), além de vários adolescentes que passam o dia se envolvendo em pequenos delitos e conflitos. 

Este triste drama dirigido pelo grande William Wyler foi filmado totalmente em estúdio como se fosse um teatro explorando uma história sobre marginalidade e falta de perspectivas. 

Os letreiros iniciais explicam que os bairros pobres de Nova York cresceram beirando o rio Hudson, com o “Dead End” do titulo sendo uma espécie de final da linha para a cidade. 

Não chega a ser tão bom, mas tem semelhanças com o clássico “Anjos de Cara Suja” dirigido por Michael Curtiz no ano seguinte com o mesmo Humprey Bogart e com James Cagney.

Vive-se uma Só Vez (You Only Live Once, EUA, 1937) – Nota 7
Direção – Fritz Lang
Elenco – Henry Fonda, Sylvia Sidney, Barton MacLane, Jean Dixon, William Gargn, Jerome Cowan.

Após cumprir pena por assalto, Eddie Taylor (Henry Fonda) ganha a liberdade e se prepara para casar com a assistente de promotoria Joan (Sylvia Sydney). Sonhando em recomeçar uma vida de forma honesta, aos poucos Eddie percebe que seu passado poderá ser um obstáculo instransponível. 

Esta mistura de drama e policial dirigido pelo grande Fritz Lang explora a premissa até certo ponto ingênua de um criminoso tentando mudar de vida. O desenvolvimento da trama acaba sendo interessante, inclusive com uma macabra reviravolta na parte final, daquelas se mostram cruéis até a espinha. Destaque para sempre marcante figura de Henry Fonda.

Nenhum comentário: