terça-feira, 19 de julho de 2022

Advogado do Diabo & Tudo por Dinheiro

 


Advogado do Diabo (The Devil's Advocate, Alemanha / EUA, 1997) – Nota 7,5
Direção – Taylor Hackford
Elenco – Al Pacino, Keanu Reeves, Charlize Theron, Jeffrey Jones, Judith Ivey, Connie Nielsen, Craig T. Nelson, Ruben Santiago Hudson, Tamara Tunie, Chris Bauer, Laura Harrington, Heather Matarazzo.

Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um advogado de defesa famoso na Flórida por nunca ter perdido um caso. Ele recebe uma proposta irrecusável para trabalhar em um grande escritório de advocacia em Nova York comandado por John Milton (Al Pacino). 

Seduzido pela proposta, Kevin e sua esposa Mary Ann (Charlize Theron) mudam para Nova York, mesmo com ele sabendo que terá de defender casos que podem ir contra seu caráter. Não demora para a nova vida influenciar seu comportamento e principalmente afetar sua esposa. 

Este interessante longa com quase duas horas e meia de duração apresenta uma sensacional interpretação de Al Pacino, que constrói um personagem complexo, inteligente e assustador. Até mesmo o quase sempre criticado Keanu Reeves entrega uma atuação aceitável. 

O roteiro explora bastante a questão dos pecados como vaidade, ganância e luxúria, tema que apareceu em vários filmes dos anos noventa como o ótimo “Seven: Os Sete Crimes Capitais”.

Tudo por Dinheiro ou Aposta de Risco (Two for the Mooney, EUA, 2005) – Nota 6,5
Direção – D.J. Caruso
Elenco – Matthew McConaughey, Al Pacino, Rene Russo, Armand Assante, Jeremy Piven, Jamie King, Kevin Chapman, Gedde Watanabe.

Após sofrer uma séria contusão, o astro do futebol universitário Brandon Lang (Matthew McConaughey) é obrigado a abandonar a carreira e enfrentar o fim do seu sonho de chegar a NFL. 

Algum tempo depois, Brandon começa a fazer previsões de resultados de jogos da NFL, chamando a atenção de Walter (Al Pacino), dono de uma empresa de apostas em Nova York, que o contrata. É o inicio de uma complexa relação em que o dinheiro é o ponto principal. 

Este longa inspirado em uma história real explora o tema do jovem talentoso que é recrutado por um veterano que se torna uma espécie de tutor, até que as divergências vem à tona. 

A história coloca também em discussão até que ponto as previsões esportivas baseadas em análises ajudam na chance de acerto do apostador em comparação com a sorte, o destino e os fatos inesperados que alteram qualquer lógica de uma disputa complexa como o futebol americano. 

O roteiro não apresenta surpresas, deixando como destaque o desenvolvimento da dupla de protagonistas, principalmente o manipulador personagem de Al Pacino que em alguns momentos lembra seu trabalho no superior “Advogado do Diabo”.

Nenhum comentário: