quarta-feira, 20 de julho de 2022

Ecos do Passado

 


Ecos do Passado (Kalavryta 1943, Grécia, 2021) – Nota 6,5
Direção – Nicholas Dimitropoulos
Elenco – Max Von Sydow, Astrid Roos, Danai Skiadi, Alice Krige, Tomas Arana, Yorgo Voyagis, Prometheus Aleifer, Martin Laer.

Nos dias atuais, a advogada Caroline (Astrid Roos) trabalha para o governo alemão que precisa se defender de um processo milionário de reparação para familiares de vítimas do que ficou conhecido como o “Massacre de Calávrita” na Segunda Guerra. 

Ela viaja para a Grécia em busca de informações e encontra uma testemunha do crime que ainda está viva, o idoso Nikolas Andreau (Max Von Sydow) que conta sua história. Em paralelo, flashbacks detalham o ocorrido na pequena cidade grega em 1943 e mostram como o então pequeno Nikolas conseguiu sobreviver. 

O roteiro com personagens fictícios é inspirado na história real dos crimes que os nazistas cometeram em Calávrita, sendo um dos vários massacres que ocorreram durante a Segunda Guerra. 

As duas narrativas não chegam a emocionar como normalmente acontece com este tipo de história, mesmo com sequências fortes como a do massacre e a do colégio. 

O depoimento do personagem de Max Von Sydow é mais doloroso, mas mesmo assim, muito provavelmente por causa da idade do ator, sua presença na tela é curta. 

O filme vale pela terrível história e por seu o último trabalho do grande Max Von Sydow, que tinha noventa anos e que faleceu antes da obra ser lançada.

Nenhum comentário: