quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

The Same Sky

 


The Same Sky (The Same Sky, Alemanha, 2017) – Nota 6
Direção – Oliver Hirschbiegel
Elenco – Tom Schilling, Sofia Helin, Friederike Becht, Ben Becker, Jorg Schuttauf, Hannes Wagener, Stephanie Amarell, Godehard Giese, Anja Kling, Daniel Zillman, Steven Brand, Claudia Michelsen.

Em 1974 durante a Copa do Mundo na Alemanha Ocidental, a polícia secreta da Alemanha Oriental denominada Stasi envia o jovem agente Lars (Tom Schilling) para uma missão. Ele deve se aproximar de Lauren Faber (Sofia Helin), uma divorciada de meia-idade que trabalha para o serviço secreto inglês. 

Em paralelo, o roteiro explora outras três histórias. Em Berlim Oriental, a irmã mais nova de Lars é uma atleta da natação que enfrenta a pressão da mãe e do treinador. Na mesma cidade, um grupo está construindo um túnel para tentar fugir para o lado ocidental. Por fim, um oficial americano e sua filha trabalham para o serviço de inteligência do governo investigando ações políticas. 

Esta minissérie em seis episódios explora as consequências da construção do Muro do Berlim e a divisão que foi criada no povo alemão. O roteiro é bastante interessante nos primeiros três episódios, intercalando as tramas através das questões políticas e pessoais. 

Vemos pessoas comuns espionando vizinhos na Alemanha Oriental, a frustração de outros que precisam esconder seu descontentamento com o terrível socialismo, o agente que aos poucos percebe que a vida no ocidente pode ser mais interessante e até mesmo a questão de doping de atletas que veio à tona quando a Alemanha Oriental desmoronou. 

O grande problema é que nos últimos episódios nada se resolve. Não existe um clímax ou um fechamento, as histórias ficam no limbo. Não sei se a ideia era fazer uma segunda temporada ou se foi uma escolha deixar tudo em aberto.

Nenhum comentário: