segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

 


A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society, Inglaterra / França / EUA, 2018) – Nota 7,5
Direção – Mike Newell
Elenco – Lily James, Michiel Huisman, Matthew Goode, Glen Powell, Tom Courtenay, Penelope Wilton, Katherine Parkinson, Jessica Brown Findlay.

Londres, 1946. A escritora Juliet Ashton (Lily James) recebe uma carta de um desconhecido que vive na Ilha de Guernsey pedindo se possível que ela enviasse um livro para seu grupo de leitura da pequena localidade. 

Juliet responde, envia o livro e após algumas trocas de cartas decide conhecer a ilha e o grupo de leitura, sem imaginar o que aquelas pessoas sofreram durante a guerra quando o local foi ocupado pelos nazistas. 

Baseado em um livro, este longa dirigido pelo veterano Mike Newell é uma sensível mistura de drama e romance, tendo como pano de fundo as consequências da Segunda Guerra na vida das pessoas da ilha e como tema principal a descoberta do prazer da leitura. São citadas várias obras famosas nos diálogos, porém de uma forma simples, sem exageros intelectuais. 

Vale destacar as belas locações na ilha e a produção caprichada nas sequências em Londres.

3 comentários:

Pedrita disse...

ah, vc foi generoso. é bonitinho, bem inho. sim, o lugar é lindo. até fui atrás. comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2022/01/a-sociedade-literaria-e-torta-de-casca.html

Liliane de Paula disse...

Já vi o filme faz algum tempo.
Mas ler sua resenha me fez relembrar esse bom filme.
Bj,

Hugo disse...

Pedrita e Liliane - Eu gostei, considero um passatempo simples e agradável.

Bjs