sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Caminhos da Memória

 


Caminhos da Memória (Reminiscence, EUA, 2021) – Nota 6
Direção – Lisa Joy
Elenco – Hugh Jackman, Rebecca Ferguson, Thandie Newton, Cliff Curtis, Marina de Tavira, Daniel Wu, Brett Cullen, Mojean Aria, Natalie Matinez, Angela Sarafyan.

Em um futuro próximo após uma guerra, a cidade de Miami está tomada pela água como se fosse uma nova Veneza. Neste contexto, Nick Bannister (Hugh Jackman) é um ex-soldado que com sua parceira Watts (Thandie Newton) desenvolveu uma máquina que faz com que as pessoas revivam suas memórias. 

Quando um bela mulher (Rebecca Ferguson) o procura precisando de ajuda para encontrar uma chave através das memórias, Nick rapidamente se apaixona, sem imaginar que o encontro possa ser algo mas complexo do que um simples acaso. 

O roteiro escrito pela diretora Lisa Joy recicla os clichês das histórias policiais noir misturando com uma trama de ficção científica. A mulher fatal, o sujeito durão que se apaixona ingenuamente e os criminosos que surgem durante o desenvolvimento da trama são típicos do noir. 

A premissa da máquina de memórias é interessante, a produção é caprichada, assim como as cenas de ação são bem feitas, apesar de não serem muitas. O problema é que a narrativa é irregular ao gastar tempo demais com o romance e os flashbacks com narração em off. O roteiro também é disperso, no final não convencendo como ficção, policial ou romance.

Nenhum comentário: