quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O Comitê da Vida


The God Committee (The God Committee, EUA, 2021) – Nota 7
Direção – Austin Stark
Elenco – Kelsey Grammer, Julia Stiles, Colman Domingo, Janeane Garofalo, Dan Hedaya, Patricia R. Floyd, Peter Kim, Mottel Gyn Foster, Elizabeth Masucci.

Nova York, 2014. O comitê de transplantes de órgãos de um grande hospital se reúne para o decidir o destino de pacientes na fila de espera e também quem será o receptor de um coração que está sendo transportado para o local. Uma segunda narrativa pula para 2021, quando o médico Andre Boxer (Kelsey Grammer) trabalha na pesquisa avançada para transplante de órgãos de animais para humanos. 

Este drama explora o complexo tema do transplante de órgãos detalhando o processo de seleção criado para administrar estas escolhas. Mesmo sendo uma ficção, o roteiro insere na trama as discussões éticas, profissionais e financeiras que permeiam os encontros do comitê, como os objetivos e crenças de cada participante, além da influência externa e a pressão para pautar as escolhas. 

Como diz o título, as escolhas dos envolvidos os transformam quase em deuses para as pessoas que precisam dos transplantes, com suas vidas sendo decididas por fatores que vão além da questão humana. 

É um filme que desmistifica a medicina e os médicos, que são pessoas que erram e acertam, nem sempre agindo da melhor forma.

Nenhum comentário: