sábado, 26 de fevereiro de 2022

Elena

 


Elena (Elena, Rússia, 2011) – Nota 6,5
Direção – Andrey Zvyagintsev
Elenco – Nadezhda Markina, Andrey Smirnov, Aleksey Rozin, Elena Lyadova, Evgeniya Konushkina, Igor Ogurtsov.

Elena (Nadezhda Markina) e Vladimir (Andrey Smirnov) estão casados e tem filhos de relacionamentos anteriores. Ela vem de uma família simples, sempre ajudando o filho desempregado que não consegue sustentar esposa e dois filhos. Ele é rico e tem uma filha descompromissada, que apenas aproveita a vida com o dinheiro do pai. Uma determinada situação leva Elena a tomar uma atitude drástica. 

Diretor de filmes pesados sobre o comportamento humano como “O Retorno”, “Leviatã” e “Sem Amor”, Andrey Zvyagintsev entregou aqui uma obra complexa em que cada espectador deve buscar seu próprio entendimento da proposta. 

A narrativa é mais lenta do que seus outros trabalhos, com várias sequências de silêncio e poucos diálogos. A primeira hora é bastante arrastada, até que ocorre um fato que dá início as revelações da verdadeira face de cada personagem. 

O roteiro toca em temas como ganância, mesquinhez, acomodação e até pitadas de corrupção, lembrando um pouco o recente “Parasita”, porém com menos intensidade e qualidade. 

É uma obra incomum, que vale como exercício cinematográfico para o espectador que tiver paciência com a lentidão da narrativa.

Nenhum comentário: