sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

O Veredito - Culpado

 


O Veredito – Culpado (Terror – Ihr Urteil, Alemanha, 2016) – Nota 7
Direção – Lars Kraume
Elenco – Burghart Klaussner, Martina Gedeck, Florian David Litz, Lars Eidinger, Jordis Triebel, Rainer Bock.

Um avião foi sequestrado por terroristas na Alemanha com o objetivo de atingir um estádio de futebol com setenta mil pessoas. Um piloto de caça (Florian David Litz) descumpriu a ordem de seus superiores e abateu o avião para evitar uma tragédia maior. Esta é a premissa deste longa produzido para tv que foca totalmente no julgamento do piloto. 

O juiz (Burghart Klaussner) ouve os testemunhos do oficial superior (Rainer Bock), da familiar de uma vítima do avião que deu início ao processo (Jordis Triebel), do réu e de outros personagens. Os vários pontos de vistas são contrapostos nos interrogatórios da promotora (Martina Gedeck) e do advogado de defesa (Lars Eidinger). 

O roteiro coloca em discussão a questão da lei versus o bom senso em um momento de decisão totalmente extremo. É interessante que na cena inicial o juiz fala com a câmera pedindo para o público prestar atenção no julgamento e no final votar se o réu é inocente ou culpado. Acredito que quando este filme passou na tv alemã pode ter ocorrido esta votação em tempo real para decidir o final da história.

Nenhum comentário: