terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Onde Está Segunda? & Juntos Mas Separados

 


Onde Está Segunda? (What Happened to Monday, Inglaterra / França / EUA / Bélgica, 2017) – Nota 5
Direção – Tommy Wirkola
Elenco – Noomi Rapace, Glenn Close, Willem Dafoe, Marwan Kenzari, Christian Rubeck, Pal Sverre Hagen.

No futuro, as famílias somente podem ter um filho por ordem do governo. Neste contexto, uma mulher morre ao dar a luz a sete filhas. O avó (Willem Dafoe) consegue esconder as crianças como se fossem apenas uma que é batizada como Karen. Quando adultas (Noomi Rapace em sete papéis), uma delas desaparece, fazendo com que as demais decidam procurar a irmã, mesmo correndo o risco de serem descobertas. 

Esta ficção com uma curiosa premissa resulta numa obra lamentável. A questão ideológica é absurda. Temos um mundo totalitário com ideias claramente de esquerda, como controle populacional, racionamento, postos de identificação nas ruas, mas é enfiado goela abaixo uma política que o roteiro diz ser conservadora vivida por Glenn Close. 

As sete caracterizações de Noomi Rapace também não convencem, sendo puro clichê, assim como as sequências de violência na segunda metade. É um filme para passar longe.

Juntos Mas Separados (Together Togheter, EUA, 2021) - Nota 5
Direção – Nikole Beckwith
Elenco – Patti Harrison, Ed Helms, Rosalind Chao, Nora Dunn, Fred Melamed, Tig Notaro.

Matt (Ed Helms) é um solteiro na casa dos quarenta anos que decide contratar a jovem Anna (Patti Harrison) para ser barriga de aluguel de um filho que ele deseja criar sozinho. A relação comercial inicial se torna uma inusitada amizade. 

O roteiro escrito pela diretora Nikole Beckwith tem o objetivo de disseminar a ideologia de esquerda de todas as formas possíveis em meio a uma história de amizade incomum. Além da questão ideológica, em momento algum convence a motivação do protagonista em ser pai solteiro. Os diálogos vazios e algumas sequências patéticas completam o pacote. Uma hora e meia perdida.

Um comentário:

Pedrita disse...

amei onde está segunda? incrível e atual roteiro. beijos, pedrita