segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

The Virtues & Deceit

 


The Virtues (The Virtues, Inglaterra, 2019) – Nota 7,5
Direção – Shane Meadows
Elenco – Stephen Graham, Niamh Algar, Helen Behan, Frank Laverty, Mark O’Halloran.

Em Liverpool, Joseph (Stephen Graham) sofre com a mudança de sua ex-esposa que leva seu filho para Austrália. Lutando contra o alcoolismo e sem emprego, Joseph decide voltar para sua cidade natal no interior da Irlanda, local onde enfrentará seus traumas de infância. 

Esta dolorosa minissérie em quatro episódios foi escrita e dirigida por Shane Meadows, responsável pela ótima franquia “This is England”. Novamente Meadows bate forte nos dramas pessoais e nos traumas sofridos na infância e na adolescência, que terminam marcando seus personagens por toda a vida. 

As atormentadas atuações de Stephen Graham e de Niamh Algar são os destaques. Os dois buscam um laço familiar de forma desesperada em meio ao sofrimento causado por suas próprias famílias no passado. 

A minissérie perde alguns pontos pela irregularidade na narrativa, com alguns momentos um pouco cansativos, mas no geral é uma boa opção para quem curte dramas pesados.

Deceit (Deceit, Inlgaterra, 2021) – Nota 6
Direção – Niall MacCormick
Elenco – Niamh Algar, Eddie Marsan, Sion Daniel Young, Harry Treadaway, Nathaniel Martello White, Rochenda Sandall.

Londres, 1992. O brutal assassinato de uma jovem leva a polícia a acreditar que o criminoso é o solitário Colin Stagg (Sion Daniel Young) após o famoso psicólogo Paul Britton (Eddie Marsan) elaborar um perfil. O chefe dos detetives (Harry Treadaway) e o próprio Britton decidem utilizar a detetive Lizzie James (Niamh Algar), que é especialista em trabalhar disfarçada, para se envolver com Stagg e assim conseguir uma confissão. 

Esta minissérie em quatro episódios é baseada em uma complicada história real que coloca em discussão até que ponto um perfil teórico de assassino é confiável e também como o psicológico do policial que trabalha disfarçado é afetado. A protagonista é uma jovem ambiciosa e também perturbada por viver uma personagem falsa. Esta imersão aos poucos afeta sua vida por completo. 

Apesar do tema interessante, a narrativa é bastante irregular, principalmente nos dois primeiros episódios que são bastante cansativos. O ritmo cresce e o interesse na trama melhora nos dois episódios finais. 

É uma séria apenas razoável, ficando um pouco abaixo na comparação com outras produções britânicas.

Nenhum comentário: