sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Momo e o Senhor do Tempo

 


Momo e o Senhor do Tempo (Momo, Alemanha Ocidental / Itália, 1986) – Nota 5,5
Direção – Johannes Schaaf
Elenco – Radost Bokel, Mario Adorf, Armin Mueller Stahl, Sylvester Groth, John Huston, Leopoldo Trieste, Ninetto Davoli.

Em um vilarejo da Alemanha Ocidental, a garota Momo (Radost Bokel) é encontrada escondida em um buraco. Mesmo sem saber de onde ela veio, os moradores do local se apegam a doce garotinha. Em paralelo, homens de cinza surgem decididos a controlar as pessoas através do tempo. 

Esta estranha ficção é baseada em um livro do escritor alemão Michael Ende, que aparece na tela durante o prólogo em um vagão de trem onde o Senhor do Tempo vivido por John Huston conta a história de Momo. A curiosa participação de John Huston foi seu último trabalho no cinema como ator. 

Esta obra literária foi levada ao cinema na esperança de obter o mesmo sucesso de “A História Sem Fim” que foi produzido dois anos antes e que também era baseado em livro de Michael Ende. 

A adaptação de Momo fracassou por vários motivos. A complexa trama do livro ficou confusa na adaptação, com os vários simbolismos da história deixando o espectador um pouco perdido. Os efeitos especiais que eram fracos já na época também atrapalharam bastante. A questão do filme não achar um meio termo entre ser uma obra para crianças ou adultos foi o fator negativo.

Nenhum comentário: