segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Black

 


Black (Black, Bélgica, 2015) Nota – 7,5
Direção – Adil El Arbi & Bilall Fallah
Elenco – Aboubakr Bensaihi, Martha Canga Antonio, Sanaa Alaoui, Sanaa Bourrasse, Soufiane Chilah.

Na periferia de Bruxelas na Bélgica, o jovem Marwan (Aboubakr Bensaihi) conhece na delegacia a adolescente Mavela (Martha Canga Antonio) e logo eles se apaixonam. O problema é que Marwan é membro de uma gangue de jovens marroquinos que praticam pequenos roubos, enquanto Mavela convive com uma violenta gangue de africanos envolvida com o tráfico de drogas. 

Este longa pode ser considerado uma violenta versão do clássico “Romeu e Julieta” misturado com o também clássico “Amor, Sublime Amor”. A história de amor entre membros de gangues rivais ganha um contorno extremamente cruel através de sequências de brigas violentas, execuções e ataque sexuais, semelhante ao que ocorre na periferia das grandes cidades de países da América Latina. 

Os diretores Adil El Arbi e Bilall Fallah são belgas de origem marroquina e com certeza conhecem e talvez foram até testemunhas de situações que são mostradas aqui. Este foi um dos trabalhos da dupla que chamou a atenção de Hollywood e os levou para dirigir o recente e apenas razoável “Bad Boys For Life”. 

É interessante notar que os letreiros finais mostram que vinte e três pessoas ligadas a gangues foram assassinadas entre 2002 a 2015 na Bélgica, enquanto no Brasil este número é menor dos que as mortes diárias por causa deste tipo de crime.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não tenho interesse nesse tema.
Detesto endeusamento de bandidos.
Bj,

Hugo disse...

Liliane - Pelo contrário, apesar de ser um filme bastante violento, a trama não enaltece os bandidos. A punição chega forte nos personagens.

Bjs