sábado, 29 de janeiro de 2022

Não Olhe Para Cima

 


Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up, EUA, 2021) – Nota 6
Direção – Adam McKay
Elenco – Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Rob Morgan, Jonah Hill, Mark Rylance, Tyler Perry, Timothée Chalamet, Ron Perlman, Ariana Grande, Scott Mescudi, Himseh Patel, Melanie Lynskey, Michael Chiklis, Paul Guilfoyle, Robert Joy.

Dois astrônomos (Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence) descobrem que um enorme meteoro está viajando na direção da Terra e que o impacto causará da destruição da vida no planeta. Ao alertar as autoridades da tragédia que está prestes a ocorrer, inicia-se uma sucessão de situações absurdas em que diversos personagens tentam se aproveitar do caos em benefício próprio, mesmo com isto podendo custar suas vidas. 

O lançamento deste longa agora em 2021 resultou em uma avalanche de resenhas defendendo ideologias e lados políticos, quando na verdade o roteiro escrito pelo diretor Adam McKay atinge uma gama muito maior de grupos. 

Sobram críticas para esquerda, direita, imprensa, celebridades, gurus da informática e os próprios cientistas. É um verdadeiro saco de gatos em que o pior do ser humano vem à tona. O filme em si é irregular, tanto por ser mais longo do que deveria, quanto pelas várias situações que não tem graça alguma. 

Do elenco cheio de estrelas o destaque fica Mark Rylance como o guru da mídia que acredita ser Deus e que parece um misto de Steve Jobs e Bill Gates. A melhor piada é da sequência durante os créditos finais.

Nenhum comentário: