sábado, 15 de janeiro de 2022

O Fotógrafo de Mauthausen & Retratos de uma Guerra

 


O Fotógrafo de Mauthausen (El Fotógrafo de Mauthausen, Espanha, 2019) – Nota 6,5
Direção – Mar Tagarona
Elenco – Mario Casas, Richard van Weyden, Alain Hernandez, Adria Salazar, Eduard Buch, Stefan Weinert.

Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados espanhóis comunistas que lutaram contra as tropas do General Franco e foram derrotados, terminaram presos em campos de concentração de nazistas na França. 

Um destes presos é Boix (Mario Casas), que por entender de fotografia se torna uma espécie de auxiliar do oficial nazista Ricken (Richard van Weyden), que usa sua máquina para documentar tudo sobre o campo de concentração de Mauthausen. 

Baseado em uma história real, este longa espanhol perde pontos na inevitável comparação com várias outras obras similares sobre a Segunda Guerra. É uma história de luta pela sobrevivência e também de guardar provas sobre os terríveis crimes cometidos pelos nazistas. 

Um dos pontos positivos ao lado da produção caprichada são os créditos finais que mostram as verdadeiras fotos que foram recriadas em várias sequências do filme. Por outro lado a narrativa não empolga, tudo é bastante previsível, faltando inclusive a emoção comum aos filmes do gênero.

Retratos de uma Guerra (Ashes in the Snow, Lituânia, 2018) – Nota 6
Direção – Markus A. Markevicius
Elenco – Bel Powley, Lisa Loven Kongsli, Martin Wallstrom, Jonah Hauer King, Peter Franzen, Sam Hazeldine, Tom Sweet, Sophie Cookson, James Cosmo, Sarah Finigan.

Lituânia, 1941. Com a Segunda Guerra Mundial em andamento, o exército soviético que havia avançado sobre os países bálticos no ano anterior seguiu para a Lituânia com o objetivo de prender as pessoas consideradas inimigas do governo. 

Neste contexto, a família da jovem Lina (Bel Powley) é detida e transportada para a Sibéria junto com milhares de pessoas. Seu amor pela arte e a força de sua mãe (Lisa Loven Kongsli) são os combustíveis na luta pela sobrevivência. 

Baseado em um livro que diz ser inspirado em uma história real, este longa tem como destaque os cenários gelados do leste europeu, os figurinos com a reconstituição de época e a dolorosa história que mostra como foi terrível o comunismo soviético. 

Por outro lado, a narrativa irregular e o desenvolvimento da trama com alguns pulos no tempo deixam a desejar. Falta até mesmo um pouco mais emoção, o que seria comum neste tipo de história. 

O destaque do elenco fica para a atuação de Martin Wallstrom como um atormentado soldado soviético, ator conhecido por seu papel na série “Mr. Robot”.

Nenhum comentário: