domingo, 23 de janeiro de 2022

Pânico ao Anoitecer & Assassino Invisível

 


Pânico ao Anoitecer (The Town That Dreaded Sundown, EUA, 1976) – Nota 5,5
Direção – Charles B. Pierce
Elenco – Ben Johnson, Andrew Prine, Dawn Welles, Jimmy Clem, Jim Citty, Charles B. Pierce.

Texarkana, 1946. Na pequena cidade na divisa do Texas com o Arkansas, um assassino desconhecido ataca jovens casais que estão namorando dentro de carros em locais isolados. A falta de pistas, mesmo com o auxílio de policiais de outras cidades leva a população a se trancar em casa a noite com medo do assassino. 

Baseado em uma história real, este longa que se tornou cult bebe na fonte do sucesso de “O Massacre da Serra Elétrica” que foi produzido dois anos antes, além de ter uma trama que lembra o “Zodíaco”. A narração sinistra e o estilo quase documental são semelhantes, porém as sequências de suspense e violência neste longa deixam bastante a desejar. 

O roteiro que foca na investigação também é bastante simplório, assim como as interpretações e até a tentativa de comédia com o personagem de um policial atrapalhado vivido pelo próprio diretor Charles B. Pierce. É uma história que merece um filme melhor até mesmo do que a refilmagem que comento abaixo.

Assassino Invisível (The Town That Dreaded Sundown, EUA, 2014) – Nota 6
Direção – Alfonso Gomez Rejon
Elenco – Addison Timlin, Veronica Cartwright, Anthony Anderson, Travis Hope, Gary Cole, Ed Lauter, Joshua Leonard, Edward Herrmann, Denis O’Hare, Spencer Treat Clark.

No início do longa, uma narração over explica que a cidade de Texarkana na divisa do Texas com Arkansas sofreu com um serial killer conhecido como “Fantasma” que agiu em 1946 e que jamais foi preso. Em 1976 um filme sobre os assassinatos foi produzido e considerado maldito pela população. 

A trama pula para 2013, quando um casal de namorados (Addison Timlin e Spencer Treat Clark) é atacado após assistirem ao filme em um drive-in e o rapaz termina morto. O assassino deixa a garota viva e diz que o crime é por causa de “Mary”. Quando ocorre um segundo crime com as mesmas características, a polícia acredita que um novo Fantasma seja o assassino. 

Este longa é ao mesmo tempo uma refilmagem e uma sequência da obra de mesmo título produzida em 1976, o que por si só é uma bela premissa, principalmente porque o criminoso original jamais foi preso, o que abriria várias possibilidades para o roteiro. 

Infelizmente o desenvolvimento da trama se perde em meio a clichês, principalmente no péssimo final, no mau aproveitamento de personagens coadjuvantes interessantes como o Ranger de Anthony Anderson e o sinistro cineasta interpretado por Denis O’Hare, além da inexpressiva atriz principal. 

O diretor pelo menos consegue criar um clima de suspense e alguns sustos melhores do que o fraco filme original.

2 comentários:

Leo Rib disse...

A 1ª aparência que o Jason teve em Sexta-Feira 13 parte 2 foi inspirada no assassino de Pânico ao anoitecer.

Hugo disse...

Leo - Realmente lembra bastante.

Abraço