quinta-feira, 15 de julho de 2021

Segredos Oficiais

 


Segredos Oficiais (Official Secrets, Inglaterra / EUA / Suíça / China, 2019) – Nota 7
Direção – Gavin Hood
Elenco – Keira Knightley, Matt Smith, Matthew Goode, Rhys Ifans, Adam Bakri, Ralph Fiennes, Conlet Hill, Indira Varma, Jeremy Northam, John Heffernan, Monica Dolan, Tamsin Greig.

Londres, 2003. Katharine Gun (Keira Knightley) trabalha em um órgão do governo inglês que espiona pessoas e coleta dados para interessados. Ao receber um email informando que o próximo alvo da espionagem são diplomatas do conselho de segurança da ONU, que seriam pressionados para apoiar os EUA na invasão ao Iraque, Katherine toma uma decisão radical de repassar o documento para a imprensa. 

Baseado em uma história real, este longa passa longe de ser empolgante ou de entregar algum suspense, o foco principal é mostrar como os governos manipulam as massas e utilizam de expedientes sujos para até mesmo chantagear inimigos. 

O filme se divide em duas narrativas na mesma época, com uma mostrando o sofrimento e o medo da protagonista em ser punida e a segunda detalhando os bastidores de como alguns jornalistas conseguiram veicular a notícia mesmo com o perigo de represálias. 

É um filme indicado para quem gosta de histórias sobre os bastidores sujos do poder.

Um comentário:

Pedrita disse...

filme fundamental. qd vidas estão em risco, denúncias tem que ser feitas. admirável a katherine gun. q existam muitas pessoas como ela.
comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2021/03/segredos-oficiais.html