quarta-feira, 14 de julho de 2021

Night Stalker: Tortura e Terror & Os Filhos de Sam: Loucura e Conspiração

 


Night Stalker: Tortura e Terror (Night Stalker: A Hunt of a Serial Killer, EUA, 2021) – Nota 7,5
Direção – James Carroll & Tiller Russell    
Documentário

Los Angeles, 1985. Uma série de violentos crimes aleatórios chama a atenção do novato detetive Gil Carrillo, que acredita ser obra de um serial killer. Desacreditado pelos colegas, Carrillo ganha a atenção de seu novo parceiro, o veterano Frank Salerno, que é considerado uma lenda no departamento por ter resolvido o caso do “Estrangulador de Hilside”, em que os criminosos eram a dupla de primos Bianchi e Buono. Quando pistas começam a corroborar a versão de Carrillo, a polícia cria uma força-tarefa em busca do assassino. 

Este documentário descreve em detalhes através de filmagens da época e nos depoimentos de Carrillo e Salerno a investigação que levou alguns meses até chegar ao assassino Richard Ramirez, que foi batizado pela imprensa como “Night Stalker”. 

O mais terrível dos crimes é que as vítimas eram de todas as idades. O sujeito assassinava homens, mulheres, violentava mulheres e crianças, tanto meninos quanto meninas. Utilizava arma de fogo, faca, fios e até martelos como armas. Até então a polícia de Los Angeles jamais havia perseguido um serial killer com alvos variados, sem um foco específico. 

A série tem quatro episódios bastante didáticos, indicados para quem tem curiosidade sobre investigações de crimes famosos.

Os Filhos de Sam: Loucura e Conspiração (The Sons of Sam: A Descent Into Darkness, EUA, 2021) – Nota 7
Direção – Joshua Zeman
Documentário

Entre 1976 e 1977, os moradores de Nova York enfrentaram o medo de sair a noite após vários ataques a tiros contra casais. Sem motivo aparente para os crimes e poucas pistas, a polícia demorou quase um ano para chegar ao assassino David Berkowtiz, que terminou preso e condenado. O que seria o final da história, para o jornalista Maury Terry foi apenas o início de uma investigação que tomou o resto de sua vida. 

Este documentário em quatro episódios detalha a obsessão de Maury Terry em provar que Berkowitz não agiu sozinho, conseguindo diversas provas de que na verdade o assassino fazia parte de um culto satânico. 

Por mais bizarro que pareça a história, muito do que Terry descobriu deixa claro que Berkowitz era apenas parte de algo maior e que a polícia de Nova York queria a todo custo fechar o caso. 

Destaque para a narração do ator Pauk Giamatti, que interpreta os pensamentos do jornalista e suas frustrações, principalmente com a forma com que as autoridades desprezaram sua investigação. 

É mais um bom documentário para quem gosta de conhecer detalhes sobre criminosos famosos.

Nenhum comentário: